Um dos principais eixos do espaço será o Centro de Educação Ambiental, que será estruturado com contêineres adaptados para atividades didáticas, exposições e acervo científico
Na manhã desta terça-feira (4), reunião na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), em Porto Alegre, marcou os últimos ajustes para o início da implementação do Jardim Botânico de Vera Cruz. O encontro teve a participação do prefeito Gilson Becker, do vice-prefeito Angelo Hoff, do agrônomo e coordenador do Departamento Municipal do meio Ambiente, Ricardo Konzen, do professor universitário Jair Putzke, além da diretora de Biodiversidade da SEMA, Cátia Gonçalves, e da coordenadora da Assessoria do Clima, Danielle Mueller de Lara.

REUNIÃO EM PORTO ALEGRE AFINOU AJUSTES PARA IMPLANTAÇÃO DO JARDIM BOTÂNICO | DIVULGAÇÃO
O Jardim Botânico será instalado no Parque de Preservação Ambiental, localizado no bairro Araçá, em uma área de aproximadamente nove hectares. A iniciativa já conta com recursos aprovados de mais de R$ 560 mil, provenientes do Fundo Estadual de Meio Ambiente do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Segundo o prefeito Gilson Becker, o encontro foi fundamental para consolidar o planejamento da obra e garantir que todas as etapas sigam o cronograma previsto. “Hoje foi um dia simbólico para Vera Cruz, pois ajustamos os últimos detalhes do projeto. Agora, com o plano de trabalho aprovado, podemos iniciar efetivamente a implementação do Jardim Botânico, que será um marco para a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável do município”, destacou.
Centro de Educação Ambiental será um dos destaques do projeto
Um dos principais eixos do Jardim Botânico será o Centro de Educação Ambiental, que será estruturado com contêineres adaptados para atividades didáticas, exposições e acervo científico. O espaço contará com uma coleção de zoologia e botânica doada pelo professor Jair Putzke, além de exposições sobre dinossauros e iniciativas interativas para todas as idades.
O professor Jair Putzke, que acompanha o projeto desde o início, ressaltou a importância do espaço para a pesquisa e conscientização ambiental. “O Jardim Botânico já tem seu decreto de criação publicado e um plano diretor bem estruturado. Os levantamentos da fauna e flora foram realizados há anos por meio de parcerias entre a Prefeitura e a Unisc, em um trabalho conjunto com o professor Andreas Köhler. Já delimitamos as trilhas, os tipos de exposições e as coleções que estarão disponíveis”, explicou.
Putzke também mencionou que o cercamento da área já começou, mas ainda precisa ser concluído. “Dos nove hectares, apenas um décimo está cercado até o momento. O orçamento de R$ 566 mil prevê a conclusão do cercamento, ajardinamento e a instalação do Centro de Educação Ambiental. A ideia é que esse espaço funcione como um polo de conhecimento e aprendizado, promovendo atividades educativas para jovens e idosos, sempre em parceria com o Conselho de Meio Ambiente e outras instituições”, acrescentou.
Próximos passos
Com o plano de trabalho aprovado e os últimos ajustes alinhados, a tendência é que os recursos sejam depositados em breve, afim de que seja dado início à instalação do Jardim Botânico e o Centro de Educação Ambiental.
“O Jardim Botânico será um grande diferencial para Vera Cruz. Além da preservação ambiental, ele vai impulsionar o turismo ecológico e proporcionar um espaço de aprendizado para toda a comunidade”, afirmou o prefeito Gilson Becker.
Notícias relacionadas

Poetter Informática e Energia Solar: 25 anos oferecendo soluções inteligentes em Santa Cruz
Empreendimento fica localizado na Rua Júlio de Castilhos, 1444, no Bairro Goiás

Unisc marca presença na Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional
Vice-reitora e coordenador da Assessoria Internacional participaram da programação

Anatel e Ancine fazem acordo para combater pirataria de filmes e séries
Agências intensificarão fiscalização e bloqueio de plataformas ilegais

Prefeitura de Santa Cruz planeja ampliar rede de luz trifásica no interior
Secretaria de Agricultura deseja criar projetos para melhorar as condições de vida e trabalho dos produtores rurais