Tempo do Epa

  • Por
    Carolina Almeida
  • Tempo do Epa

    Quando a novidade era o computador na Prefeitura…

    Publicado em: 07 de fevereiro de 2025 às 08:31
    Matéria trazia a novidade: os primeiros computadores na Prefeitura de Vera Cruz | Reprodução Jornal Vera-cruzense
    compartilhe essa matéria

    A agilidade e eficiência nos trabalhos eram apontadas como principais vantagens que justificavam a incorporação tecnológica no setor público

    Prefeitura já conta com os benefícios da informática. Se algum dos nossos jovens leitores enxergasse hoje, tal título, provavelmente abriria um sorriso largo. Afinal, as crianças hoje mal abriram os olhos e já estão vidradas em computador, celular e games.

    Mas há 35 anos, a realidade – que ainda nos parece tão próxima – era outra. A Prefeitura de Vera Cruz havia locado dois microcomputadores, um para ser manuseado no setor de arrecadação e outro na contabilidade. E isso virou notícia.

    A agilidade e eficiência nos trabalhos eram apontadas como principais vantagens que justificavam a incorporação dos computadores no setor público. Nas fotos que ilustram a matéria publicada em 4 de maio de 1990 no extinto jornal Vera-cruzense (que mais tarde passou a se chamar Arauto) aparecem os servidores envolvidos nos setores contemplados: Ivan Rodrigues, Alcino Frantz, Eliana Poll, Renê Gerhard e Adriane Petry.

    Dizia a matéria que um dos computadores locados estava instalado no setor de Arrecadação, onde as funcionárias Eliana Poll e Adriane Petry eram as responsáveis pelo manuseio. Neste equipamento constavam os dados aos serviços de ISS, IPTU e água, que a partir daquele ano foi feito de forma computadorizada na própria prefeitura. O setor, portanto, estava diretamente ligado a encargos pagos pelos munícipes.

    O outro microcomputador ficava no setor de Contabilidade, manuseado pelo contador Alcino Frantz (IM), Renê Gerhard (setor de empenhos) e Ivan Rodrigues (auxiliar de contabilidade). Aos jovens, fica a reflexão: o que fariam sem a tecnologia? É óbvio que ela chegou para agilizar e encurtar muitos caminhos. Mas e se não tivesse?