A iniciativa visa instalar um sistema de fossa com filtro de evapotranspiração
Com o objetivo de contribuir para um meio ambiente mais sustentável, livre de resíduos sólidos, especialmente nos cursos dos rios, o Instituto Binemac vem implementando ações para reter lixo flutuante. No ano passado, a entidade instalou uma ecobarreira no Arroio Lajeado, em Santa Cruz do Sul, que, neste ano, já apresentou resultados positivos em relação aos resíduos encontrados no arroio. Em 2025, um dos objetivos é implementar um sistema de fossa com filtro de evapotranspiração.
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o diretor da Organização Binemac, Vinicius Machado, destacou que o foco da entidade é o bem-estar da humanidade aliado à sustentabilidade, gerando um impacto positivo na comunidade de Santa Cruz e região. “Queremos trabalhar em ações ambientais pontuais. Principalmente, vejo que é uma questão de educação, porque muitas vezes recolhemos o lixo e estamos enxugando gelo, pois voltamos no outro dia e o lixo está lá novamente”, salientou.
Para seguir dando continuidade às ações voltadas ao meio ambiente, um dos projetos futuros do instituto é a instalação de uma fossa com filtro de evapotranspiração, com um sistema de bananeira no local. “Dessa forma, o esgoto precisará ser dragado para dentro do sistema, fazendo a filtragem dele para realmente tratar o arroio”, explicou.
O projeto da fossa com filtro de evapotranspiração exige um investimento de R$ 16 mil. Com isso, o Instituto Binemac busca recursos de iniciativa pública e privada para viabilizar a implementação do equipamento. Interessados em contribuir podem acessar a conta do Instagram @instituto_binemac ou entrar em contato com Vinícius pelo número (51) 9 9995-4143.
Leia também
Notícias relacionadas
Obra da Corsan pode deixar sete bairros sem água nesta terça-feira
O rompimento deve se estender durante toda a terça-feira
Obras de duplicação alteram tráfego em Santa Cruz; veja o que muda
A intervenção é necessária para que os trabalhos avancem na pista principal
Prefeitura multa empresa por atraso na obra do Viaduto do Arroio Grande; veja valor
Conclusão das atividades estava prevista para ser finalizada em agosto de 2024
“Faz parte da nossa rotina”, afirma prefeito de Vera Cruz sobre vídeo retirando lodo da captação de arroio
Conforme Gilson Becker, ação foi necessária devido à inviabilidade do acesso através de máquinas no local