Trabalhos tiveram início no começo de 2024, porém, foram interrompidas após as enchentes de maio
A construção da barragem Dona Josefa, em Vera Cruz, alcançou 40% de conclusão. A informação foi confirmada pelo prefeito Gilson Becker em entrevista à Arauto News 89,9 FM.
As obras tiveram início no começo de 2024, porém, foram interrompidas após as enchentes de maio, devido à necessidade de priorizar demandas emergenciais no município. Os trabalhos foram retomados no final do ano e seguem avançando. “Estamos trabalhando a todo o vapor. O tempo está colaborando agora no período do verão e avançando para que nós pretendemos, até o final do verão, deixarmos o barramento praticamente concluído, e que a gente possa efetivamente concluir toda o sistema de implantação da barragem durante esse ano de 2025 para colocarem em operação”, explicou.
Com uma área de alague de 16 hectares, a barragem terá capacidade para reservar 300 mil metros cúbicos de água. A estrutura garantirá abastecimento por aproximadamente 60 dias em caso de seca e sua água será direcionada ao Arroio Andréas, reduzindo o custo de captação para o município.
O Chefe do Executivo destacou ainda a importância da obra para o futuro de Vera Cruz, mencionando o crescimento populacional e a necessidade de uma reserva hídrica forte para garantir segurança no abastecimento nos próximos anos. “Vai ser muito importante para o nosso município. O desenvolvimento vem sendo bastante intenso e nós precisamos ter uma reserva de água maior para dar conta e atender essa demanda do crescimento populacional do município de Vera Cruz, com essa segurança aí para os próximos anos”, finalizou.
Ouça a entrevista completa:
Notícias relacionadas
Nova administração assume a Casa do Hidráulico em Santa Cruz
Rodrigo Johann e Rari são os novos sócios proprietários
MEC lança guias sobre uso de celulares em ambiente escolar
Publicações incentivam as conversas com as equipes dos profissionais de educação
Tarifas dos pedágios eletrônicos free flow terão novos valores a partir deste sábado
Estruturas estão localizadas no Vale do Caí e Serra Gaúcha
Licitação para construção de nova creche em Candelária será em fevereiro
A obra deverá custar cerca de R$ 2,3 milhões