pluviômetros

Tecnologia vai reforçar monitoramento das chuvas em Santa Cruz; entenda

Publicado em: 01 de fevereiro de 2025 às 07:22 Atualizado em: 01 de fevereiro de 2025 às 07:26
  • Por
    Emily Lara
  • FOTO: EMILY LARA/GRUPO ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Novidade foi anunciada pelo novo coordenador da Defesa Civil de Santa Cruz em entrevista à Arauto News

    O novo coordenador da Defesa Civil de Santa Cruz do Sul, coronel Cesar Eduardo Bonfanti, anunciou um projeto de monitoramento de chuvas que será implementado na região em parceria com o governo federal. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, ele explicou que o objetivo é ampliar a coleta de dados meteorológicos e melhorar a resposta a eventos climáticos extremos.

    De acordo com Bonfanti, serão instalados pluviômetros em diversos municípios, permitindo um monitoramento mais preciso da quantidade de precipitação. Ele apontou que no caso de Santa Cruz do Sul, foram indicados cinco locais para a instalação dos equipamentos, mas a previsão é que cada cidade da região receba três desses dispositivos.

    Atualmente, o Vale do Rio Pardo conta com poucos equipamentos para medir a quantidade de chuva, o que dificulta a prevenção de desastres naturais. Segundo o coronel, a ampliação da rede de monitoramento deverá proporcionar mais qualidade e rapidez nas informações meteorológicas. O cronograma de implantação dos pluviômetros ainda está em fase de definição, mas Bonfanti acredita que os equipamentos serão instalados ainda este ano.

    Outro desafio apontado por Bonfanti é a necessidade de verificar as referências de medição dos rios, que foram levadas com a enchente. “As réguas pluviométricas infelizmente foram levadas. Nós vamos ter que verificar as profundidades dos rios, que foram totalmente alteradas, muitas vezes nós tínhamos uma característica de 5 a 6 metros, com a enchente mudou. A referência foi perdida”, ressaltou.

    Ouça a entrevista completa: