Geral

Serviço de recolhimento de lixo passa por avaliação em Mato Leitão

Publicado em: 22 de janeiro de 2025 às 10:13
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • RECOLHIMENTO DO LIXO EM MATO LEITÃO MOTIVOU REUNIÃO | DIVULGAÇÃO
    compartilhe essa matéria

    Dificuldades na logística dos caminhões pelo Vale do Taquari e problemas com mão de obra estão prejudicando o andamento do trabalho

    O recolhimento de lixo em Mato Leitão, no perímetro urbano e localidades do interior, foi pauta de uma reunião no gabinete do prefeito Arly Stöhr (Flecha), no Centro Administrativo Municipal, com a empresa responsável pelo serviço. Nas últimas semanas, moradores relataram problemas no recolhimento, situação que motivou a realização do encontro.

    Dificuldades na logística dos caminhões pelo Vale do Taquari (queda da ponte na RS-130 entre Lajeado e Arroio do Meio) e problemas com mão de obra (funcionários) estão prejudicando neste momento o andamento do trabalho no município.

    Melhorias na prestação do serviço, realizado em quatro dias todas as semanas, foram debatidos com o representante da empresa Transporte Serviços do Vale (TSV), de Progresso, responsável pelo recolhimento do lixo (licitação pública). Além do prefeito, participaram do encontro o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Devanir José Heinen, Assessor Jurídico Ricardo Haas e Diretora do Departamento de Meio Ambiente, Angélica Scheibler.

    Coleta

    • Perímetro urbano

    – recolhimento normal de resíduos (coleta convencional) ocorre 02 (duas) vezes por semana, nas segundas-feiras (tarde) e sábados (manhã com início às 7h).

    – recolhimento do lixo reciclável (coleta seletiva) sempre nas quintas-feiras (manhã).

    • Interior

    – recolhimento normal de resíduos (coleta convencional) e o recolhimento de lixo reciclável (coleta seletiva) é realizado todas as quartas-feiras (parte da tarde).

    A população conta também com um ponto fixo para descarte de materiais, através de conteineres instalados defronte a Secretaria Municipal de Obras, Viação e Trânsito, na Rua Arnaldo Bourscheidt, número 1.221.

    Os conteineres, identificados com cores diferentes, podem ser utilizados a qualquer momento. O compartimento de cor Laranja é para equipamentos eletrônicos; Verde para qualquer tipo de vidro e Azul para papel e papelão.

    A Prefeitura, através do Setor de Meio Ambiente, chama a atenção para que as pessoas não utilizem esse ponto fixo para descarte de lixo convencional que já conta com serviço de recolhimento em dias fixos.