FISCALIZAÇÃO

Prefeitura avalia multar empresa por atrasos na obra do Viaduto do Arroio Grande

Publicado em: 17 de janeiro de 2025 às 11:49
  • Por
    Guilherme Bica
  • Colaboração
    Eduardo Wachholtz
  • Prefeito esteve na obra do viaduto nessa sexta-feira | Elemir Polese
    compartilhe essa matéria

    Informação foi confirmada pelo secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo, durante entrevista concedida à Arauto News

    A Prefeitura de Santa Cruz do Sul está estudando medidas mais rigorosas para fiscalizar e acelerar a conclusão das obras do viaduto do Arroio Grande. Entre as ações em análise, está a aplicação de multas à empresa responsável caso os prazos estabelecidos não sejam cumpridos. A informação foi confirmada pelo secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo, durante entrevista concedida à Arauto News na manhã desta sexta-feira (17).

    Logo nos primeiros dias de 2025, o secretário e o prefeito Sérgio Moraes visitaram o canteiro de obras para avaliar o andamento dos trabalhos. Segundo Vanir, a obra já alcançou aproximadamente 75% de execução, mas segue com atrasos significativos. O prazo inicial, previsto para janeiro, não foi cumprido, e uma nova data está em discussão para o mês de março. “Estamos alinhando com os técnicos da secretaria e com a empresa um prazo derradeiro. Caso esse novo prazo também não seja respeitado, a aplicação de sanções, incluindo multas, será inevitável. Nosso objetivo é garantir que o contrato seja cumprido e que a comunidade não fique mais tempo desassistida”, destacou o secretário.

    Os atrasos na obra têm gerado transtornos, com engarrafamentos e dificuldades no fluxo de tráfego na região. Além disso, justificativas anteriores da empresa, como problemas logísticos causados por enchentes e pela ausência de trabalhadores durante o período de fim de ano, não são mais aceitas pela gestão municipal como razões suficientes para os atrasos, conforme Vanir. “Os contratos assinados com o município preveem sanções em caso de descumprimento. Estamos analisando tecnicamente o atraso, o prejuízo causado e o percentual de multa aplicável. Mas a orientação é clara: o prazo precisa ser cumprido, e o contrato, respeitado”, afirmou Vanir Ramos.

    Vanir Ramos de Azevedo reforçou que a conclusão da obra é uma prioridade. Além de melhorar o fluxo viário, o viaduto do Arroio Grande é considerado essencial para desafogar o tráfego na região. “Essa é uma obra importante, que trará muitos benefícios para Santa Cruz do Sul. Porém, precisamos encerrar esse processo o quanto antes. Estamos determinados a garantir que isso aconteça de forma responsável e dentro dos prazos acordados”, finalizou o secretário.