Sérgio também mencionou planos para a construção de um cercado, separando os espaços do Parque de Rodeios e do Autódromo Municipal
O incentivo às tradições gaúchas esteve em pauta na tarde desta quinta-feira (16), no Salão Nobre do Palacinho. O prefeito Sérgio Moraes e o vice-prefeito Alex Knak receberam integrantes da nova diretoria da Associação Tradicionalista Santa-Cruzense (ATS), em uma visita de cortesia para alinhar demandas e fortalecer as programações festivas deste ano, com foco na Semana Farroupilha e na melhoria da estrutura de espaços onde são realizados eventos tradicionalistas.
O presidente da ATS, Tibicuera Almeida, agradeceu a recepção e colocou a entidade à disposição para atuar em parceria com o Município no atendimento às reivindicações apresentadas. Acompanhado do vice-presidente, Alaor Canez, e do diretor artístico, Jacson Franco, reforçou a importância da retomada de eventos.
“Queremos restabelecer atividades como o rodeio do município e o prendado, além de fomentar as entidades locais. Somos parceiros e queremos trabalhar para elevar o patamar dos eventos tradicionalistas em Santa Cruz do Sul”, afirmou Tibicuera. Ao receber as demandas, o prefeito Sérgio adiantou que a revitalização do Parque de Rodeios será uma prioridade deste ano. O espaço, construído por ele em 2003, durante sua gestão anterior, necessita de melhorias.
“Estamos avaliando os apoios a todas as entidades para definir, com calma, a melhor destinação dos recursos. O primeiro passo será uma reforma geral no Parque de Rodeios, que ficou descuidado nos últimos anos. Vamos revitalizar todo o local, com melhorias no asfalto, na iluminação, no abastecimento de água, garantindo que esteja sempre limpo, organizado e bem estruturado”, destacou o prefeito.
Sérgio também mencionou planos para a construção de um cercado, separando os espaços do Parque de Rodeios e do Autódromo Municipal, que fica nas proximidades, o que deverá favorecer a realização de eventos simultâneos nesses locais.
Em consonância, o vice-prefeito Alex Knak ressaltou a importância do incentivo à cultura e da valorização das tradições. “Santa Cruz do Sul tem uma riqueza cultural enorme, e todas as manifestações precisam ser incentivadas. O tradicionalismo é um dos pilares da nossa identidade, e é fundamental que as entidades trabalhem juntas para fortalecer esse legado”, analisou.
Também participaram da reunião os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Cultura. A secretária Jaqueline Marques de Souza informou que as manutenções das caixas d’água e tubulações do Parque de Rodeios já estão em andamento para solucionar a recorrente falta de água no local. Já o secretário Douglas Albers destacou a importância de inovação e envolvimento da comunidade nos eventos apoiados pelo município. “Muitas vezes, mais do que recursos, precisamos de criatividade para envolver toda a cidade nas programações”, pontuou.
Notícias relacionadas
União e fé marcam abertura da Festa de São Sebastião Mártir
Procissão motorizada e celebração religiosa deram início à tradicional festividade da Capital do Chimarrão
Festival Santa Cruz de Cinema já tem mais de cem filmes inscritos
Organizadores projetam ultrapassar número registrado no ano passado
Coral da Afubra comemora 30 anos
Atualmente sob a regência de Gustavo Sehnem, o Coral da Afubra conta com 32 membros
Miss Universe Rio Grande do Sul 2025 é do Vale do Rio Pardo
Ela representará o Estado na etapa nacional, que ocorre em fevereiro