Coordenadora da pasta na Capital das Gincanas explica que há anos há mais vagas no FGTAS/Sine do que procura
A Secretaria de Desenvolvimento Social de Vera Cruz, coordenada por Gabriela Ferreira, tem a agência FGTAS/Sine vinculada à sua pasta e, em entrevista na Arauto News, destacou que há alguns anos a equipe tem observado que há mais vagas de emprego do que a procura, especialmente de pessoas qualificadas nas áreas buscadas pelas empresas.
Por isso, um movimento foi intensificado há um ano e meio, quando o Município participou do RS Qualificação para desenvolver cursos de acordo com a necessidade do mercado de trabalho de Vera Cruz, explicou Gabriela.
“Não queremos manter o assistencialismo. Nosso objetivo é inserir, é dar autonomia. Sabemos que é importante o programa de auxílio, de renda, mas queremos oferecer oportunidades”, frisou. Em 2024 foram desenvolvidos cinco cursos e agora estão abertas as inscrições para outros dois, que iniciam em fevereiro: eletricista predial e logística e gestão de estoque, com 15 vagas em cada, numa parceria com Senai e Senac.
A intenção, reforça Gabriela, é capacitar a mão de obra para oferecer à indústria, ao comércio, assim como possibilidades a quem quer empreender. “Vivemos pandemia, enchente, estiagem, granizo. Tivemos muita oferta de benefícios sociais e agora precisamos fazer o trabalho inverso: tirar dessas pessoas a ideia que precisam desse benefício. Fortalecer a autonomia. E estamos fazendo força-tarefa para atender as empresas, para qualificar mão de obra”, sublinhou a Coordenadora da pasta social.
De olho no Bolsa Família
Também para reduzir a dependência dos programas sociais, Gabriela compartilhou que a equipe está fazendo uma averiguação em todos benefícios sociais como o Bolsa Família, principalmente dos homens entre 18 e 40 anos em idade de trabalho que recebem os R$ 600 do Bolsa. Com visitas domiciliares, cruzando dados, ela acredita que muitas vezes há beneficiários que não buscam um trabalho efetivo com carteira assinada com receito de perder esse valor.
Notícias relacionadas
Lula sanciona regulamentação da reforma tributária sobre consumo
Além da redução e simplificação de tributos, a regulamentação da reforma traz novidades como o cashback (devolução parcial de imposto para os mais pobres), impostos reduzidos para imóveis e cesta básica nacional isenta de imposto
Torcida Organizada – Arauto News – 16/01/2025
Inter x México, Cuéllar no Grêmio e mercado de transferências / Nícolas da Silva, Kássia Machado, Luciano Almeida, Rafael Cunha, Bianca Mallmann e Guilherme Bica
Eduardo Leite determina que equipes técnicas auxiliem nas ações diante da forte chuva em Santa Catarina
“Em momentos como este, as divisas entre nossos estados são apenas linhas no mapa. O que importa é unir forças para proteger e amparar quem precisa”, frisou o Governador
Rádio Revista – Renato Drummond Neto, Historiador
Historiador faz sucesso nas redes com pesquisa e livro sobre a monarquia. Autor do livro Rainhas Trágicas: Quinze Mulheres que moldaram o destino da Europa, onde resgata a história de soberanas que deixaram sua marca na história. O site Rainhas…