Em jogo eletrizante, equipe santa-cruzense levou a melhor contra o Caxias por 78x77. O próximo é no dia 22 de janeiro, contra o Pato Basquete
Diante de 4,7 mil torcedores, quebrando mais uma vez o recorde de público da temporada, o Ceisc União Corinthians venceu o clássico gaúcho contra o Caxias na noite desta segunda-feira (13). Em um duelo equilibrado e com final eletrizante, o UniCo levou a melhor por 78×77 (23×15;20×21;20×25;15×16). A vitória no primeiro jogo do ano coloca o Ceisc União Corinthians na quarta posição na tabela. O próximo compromisso da equipe santa-cruzense é no dia 22 de janeiro, contra o Pato Basquete, no Paraná.
Jon, Machuca, Duane, Lanaras e Dikembe formaram o quinteto inicial. Veríssimo ficou de fora por lesão. Machuca com 16 pontos e cinco assistências, e Dikembe, com 15 pontos e oito rebotes, foram os melhores em quadra. Do lado do Caxias, o destaque foi Betinho que anotou 23 pontos e seis assistências.
A partida começou com os visitantes marcando forte, dificultando as ações ofensivas do Ceisc União Corinthians. Mas não demorou muito para Dikembe aparecer e levantar o Arnão com jogadas no garrafão. Dominante e com alta efetividade, o pivô foi o grande destaque dos primeiros minutos e conduziu a equipe santa-cruzense a abrir uma vantagem de 10 pontos com cinco minutos. A situação fez o Caxias parar o duelo. Na volta e com alterações, os visitantes até reagiram, mas na tentativa de encostar esbarraram no bom jogo coletivo do UniCo: 23×15.
Voltando de lesão, os atletas Vezaro e Pedro Nunes começaram o segundo quarto com duas bolas de três. Na sequência, o time visitante conseguiu equilibrar o duelo, muito pelo aproveitamento do experiente Shamell do perímetro. Mas o Ceisc União Corinthians seguia bem coletivamente e abriu 13 faltando três minutos. Em um momento de desatenção, o UniCo viu o Caxias diminuir a desvantagem. 43×36 na saída para o intervalo.
O Ceisc União Corinthians começou o terceiro período com uma bola de três de Jon. Empolgada, a equipe retomou a maior efetividade ofensiva e junto com uma melhora no setor defensivo, abriu 12 de frente com quatro jogados. Lanaras era naquela altura a principal peça ofensiva da equipe santa-cruzense. Do lado dos visitantes, Shamell seguia bem. Tanto que na dobradinha com Betinho fez o Caxias reduzir a desvantagem pra cinco pontos quando faltava um minuto pra encerrar o quarto. E em uma das últimas jogadas, o Larry deixou o jogo perigoso para os donos da casa: 63×61.
Shamell começou o último período virando para o Caxias. O Ceisc União Corinthians tentava retomar a frente, mas esbarrava na boa marcação dos visitantes. Os primeiros pontos só vieram com Vezaro, quando o cronômetro já apontava três minutos. Daí em diante o quarto foi marcado pelo equilíbrio.
Dikembe se destacava pelo lado do UniCo, com direito a uma enterrada que levantou o torcedor. Torcedor que na sequência não sentou mais. Em um final eletrizante, as equipes se alternaram na frente nos dois últimos minutos. Faltando 30 segundos, Betinho colocou o Caxias na frente. Faltando 10, foi a vez de Machuca converter dois lances livres e dar a vantagem para o time santa-cruzense. E na última jogada da partida, o trabalho defensivo fez a diferença. A bola de Betinho, na infiltração, não caiu, e o Arnão explodiu: 78×77.
Notícias relacionadas
Arauto News transmitirá a campanha do Avenida no Gauchão 2025
Iniciativa reforça o compromisso da emissora em ser referência na cobertura esportiva regional
Atleta do eisstock vende doces para obter recurso para ir ao Mundial
João Back dos Santos, do Clube 15 de Agosto, vai integrar a Seleção Brasileira que disputa competição na Áustria entre fevereiro e março
Nesta segunda, Ceisc União Corinthians disputa clássico gaúcho
Duelo contra o Caxias abre calendário de jogos da equipe santa-cruzense em 2025 pelo NBB. Expectativa de Arnão lotado
Copa IMX Taça Fenachim 2025 reúne 30 equipes na terceira edição
Abertura oficial ocorreu na noite de sexta-feira, com cerimônia, fogos e primeiro jogo, com vitória do Avenida, por 1 a 0, sobre o Penharol