Cerca de mil pessoas participam do projeto que visa ofertar mais qualidade de vida
Após o período de férias, as ações das Academias de Saúde do SUS estão de volta em Venâncio Aires, e seguem com a proposta de promover, gratuitamente, a prática de exercícios físicos de forma orientada e segura.
Atualmente, em torno de mil pessoas estão inscritas para participarem das atividades que estão sob a coordenação da profissional de Educação Física da rede pública do município, Eliane Turcatto.
O acompanhamento profissional garante auxílio para a prática das atividades e bem-estar dos participantes. Para a professora, as aulas são pensadas para o bom condicionamento físico e na saúde, respeitando sempre o limite de cada participante.
“Os benefícios das atividades físicas são importantes, principalmente os exercícios de força, para que a gente comece a ganhar um pouco mais de massa muscular que com o passar dos anos vamos perdendo, sempre respeitando o limite de cada uma. Além, é claro, de ganhar melhoras no cardiorrespiratório, cardiovascular, ter a convivência com outras pessoas, pois são aulas coletivas. Então, gostaria de convidar a todos para que venham para as academias de saúde do SUS. Venha se movimentar conosco e cuidar da sua saúde”, destaca Eliane.
Os encontros ocorrem em quatro dias por semana em dois locais que estão localizados ao lado das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos Bairros Santa Tecla e Gressler. Na Academia de Saúde do SUS do Bairro Santa Tecla, os encontros ocorrem nas segundas e quartas-feiras, às 8h com ginástica e força, às 9h com reforço muscular, às 17h30min Dança com a Prof. Eli, e às 18h15min funcional.
Uma das participantes é Elídia Buzata Kipper, de 55 anos, que está no grupo a mais de três anos. “A academia me trouxe muitos beneficios para a saúde. A gente tem que fazer exercícios para o nosso corpo, para o nosso bem-estar. Muitas peças de roupas eu não conseguia colocar sozinha, e agora eu consigo facilmente. Então, para mim está sendo muito bom, e eu adoro fazer as atividades”, ressalta Elídia.
Já no Bairro Gressler, as atividades são realizadas nas terças e quintas-feiras, às 8h com ginástica, às 9h reforço muscular, às 17h30min ginástica e às 18h15min funcional. Nas terças às 15h tem o Grupo “Emagrece”, e nas quintas às 8h15 Divas do SUS.
Jussara da Silva, 63 anos, está há mais de 10 anos participando das atividades da Academia do bairro Gressler. “Estou a um bom tempo participando com a professora Eliane. Depois que me aposentei, entrei no grupo e não parei mais. Emagreci oito quilos com as atividades, e tinha muitas dores nos braços, porque eu trabalhava em uma cozinha, e graças as atividades não tenho mais.”
O grupo “Divas do SUS” está preparando um espetáculo de dança com várias coreografias. A apresentação está programada para ocorrer no mês de março. Interessados em participar de qualquer aula disponível podem ir até a academia dos bairros em horário de atividade.
Notícias relacionadas
Estudantes beneficiados pelo Todo Jovem na Escola podem solicitar Poupança Aprovação
Auxílio incentiva conclusão dos estudos, com bolsas extras de R$ 300 para aprovados em cada série do Ensino Médio
Sérgio Moraes cobra agilidade na obra do viaduto do Arroio Grande
Segundo a previsão do Consórcio, em março a obra - que tem 264,83 metros de extensão - deve estar liberada para o tráfego de veículos
Obras emergenciais no bairro Belvedere iniciam segunda
Intervenções iniciam na rua João Werlang, via de acesso ao bairro, principalmente no trecho mais afetado pelas chuvas do ano passado
Homem é socorrido após queda em Venâncio Aires
Ele foi retirado pela equipe dos bombeiros, após atendido e removido pelo SAMU para hospital, com lesão no joelho