SANTA CRUZ

Carnaval pode ir para a Galvão Costa ainda neste ano, afirma Secretário de Cultura

Publicado em: 09 de janeiro de 2025 às 14:24
  • Por
    Carolina Sehnem Almeida
  • Colaboração
    Rafael Cunha
  • Carnaval poderá ir para a rua Galvão Costa ainda em 2025 | Emily Lara
    compartilhe essa matéria

    Decisão será tomada após reunião com entidade carnavalesca e Administração Municipal nos próximos dias

    O sonho de transferir o desfile do Carnaval de Santa Cruz do Sul da rua Marechal Floriano para a Galvão Costa, defronte ao Parque da Oktoberfest, pode se concretizar ainda para este ano. É o que refletiu o secretário municipal de Cultura, Douglas Albers, em entrevista à Arauto News nesta semana, ao falar sobre os preparativos dos primeiros eventos do ano, que envolvem a escolha da corte do carnaval, o próprio carnaval, e o Bailinho da Borges.

    A apresentação das escolas de samba do município está agendada para 8 de março, inicialmente na rua Marechal Floriano, mas Albers frisou que existe tempo hábil para mudar. Ele explicou que ao tomar posse, logo foi procurado pelo presidente da Associação das Entidades Recreativas, Culturais, Beneficentes e Carnavalescas, Cristiano Calixto, que reforçou o desejo, já tantas vezes exposto, de mudar o local do desfile.

    O titular da Cultura sabe que a Marechal Floriano pulsa, sempre está movimentada, independente de evento. Mas ouviu o relato de Calixto sobre quedas que ocorreram no último desfile por causa dos bloquetes na principal rua do centro da cidade, considerando a evolução de ala das baianas, composta principalmente por mulheres mais idosas; além das passistas com salto, mestre-sala e porta-bandeira, e dos riscos para a integridade física.

    Por isso, Albers frisou que pretende ouvir os envolvidos, os protagonistas do Carnaval e a Administração, para que esse assunto tenha andamento. A ideia da entidade, confirmou ele durante a entrevista, é de fato trazer o desfile para frente do parque da Oktoberfest, já que os carros alegóricos ficam dentro do parque, o que facilitaria o deslocamento, e a logística poderia criar situações na rua como o recuo da bateria, algo tradicional em grandes desfiles. “A ideia é que a gente escute e leve em consideração a segurança daqueles que estão desfilando. A maioria vai vencer, ainda tem tempo hábil para isso, ainda para esse ano”, destacou.

    Mudanças para 2026

    A escolha da corte do Carnaval está agendada para o dia 18 de janeiro, às 21h, no pavilhão central do Parque da Oktoberfest. Também para este evento, mas só no ano que vem, pelo tempo hábil, o Secretário de Cultura almeja realizar mudanças. “A gente quer e precisa fazer algumas coisas diferentes. Sempre vi as escolhas serem feitas dentro do Parque da Oktoberfest. No ano que vem, a ideia é fazer essa festa se popularizar ainda mais, com uma festa ao ar livre”, cogita. Albers confessa que já conversou com o presidente da Associação das Entidades Recreativas, Culturais, Beneficentes e Carnavalescas, Cristiano Calixto, e pretende avançar nisso para promover um evento diferente para movimentar a escolha e o Carnaval santa-cruzense.

    Leia também