Geral

Cerimônia marcará início das obras de restauração da antiga Prefeitura de Rio Pardo

Publicado em: 08 de janeiro de 2025 às 18:49
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • PROJETO | DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE RIO PARDO
    compartilhe essa matéria

    Ato de assinatura do começo dos trabalhos ocorre nesta sexta-feira

    A Prefeitura de Rio Pardo realizará, nesta sexta-feira (10), às 10h, uma cerimônia para marcar o início das obras de restauração do prédio histórico que abrigou a antiga sede da prefeitura, localizado na Rua Andrade Neves. Construído em 1851, o edifício já desempenhou diversas funções ao longo de sua história, incluindo a de Hotel Brasil, Intendência Municipal e, mais recentemente, a sede da Emater. Atualmente, o imóvel apresenta problemas estruturais, como infiltrações no telhado, e será submetido a uma ampla revitalização para preservar sua relevância histórica e dar novas funções.

    Após as obras, o espaço será transformado em um centro cultural e administrativo. O acervo histórico da cidade, incluindo livros e documentos muito procurados por pesquisadores e estudantes, será acomodado no primeiro pavimento, que contará também com áreas para pesquisa, atendimento a visitantes, um memorial sobre a história de Rio Pardo e espaço dedicado ao artesanato local. No segundo piso, será reinstalado o gabinete do prefeito, permitindo que o chefe do executivo municipal volte a despachar do local. Essa área também será adaptada para garantir acessibilidade com a instalação de um elevador panorâmico.

    O porão, uma característica marcante das construções antigas da cidade, será restaurado para abrigar uma cafeteria moderna, com mesas internas e externas, além de uma cozinha e sanitários. O pátio do prédio será revitalizado com paisagismo e será utilizado para apresentações artísticas, criando um espaço multifuncional para convivência e cultura.

    A prioridade será para a recuperação do telhado, que é a parte mais comprometida da estrutura. As paredes externas e fundações, que estão em melhores condições, também receberão intervenções para garantir a durabilidade do prédio. Desde que o imóvel deixou de ser utilizado, ele não passou por reformas significativas, sendo a última grande intervenção realizada em 1910.