Geral

Coordenador da 6ª CRE explica sobre novo período de matrículas da rede estadual

Publicado em: 08 de janeiro de 2025 às 07:21
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Reprodução/Redes sociais
    compartilhe essa matéria

    As inscrições podem ser feitas até 19 de janeiro

    A rede estadual de ensino está com o período de pré-matrículas aberto para o ano letivo de 2025. Até o dia 19 de janeiro, responsáveis podem garantir vagas para o primeiro ano do ensino fundamental, primeiro ano do ensino médio, cursos técnicos integrados ao ensino médio e outras modalidades.

    De acordo com Luiz Ricardo Pinho de Moura, coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), o processo de matrícula deve ser realizado diretamente no site da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), na seção específica para matrículas. “Todas as escolas da rede estadual estão vivenciando o período de matrícula e, ao mesmo tempo, inscrições para as transferências. A matrícula hoje se dá de todos os estudantes que se inscreveram para cursar na rede estadual nas nossas escolas os primeiros anos do ensino fundamental, a primeira série do ensino médio, algum curso técnico e até mesmo o magistério. Então, estão acontecendo as matrículas”, disse.

    Ele destacou que as transferências também podem ser solicitadas até o dia 19 de janeiro. Segundo Moura, esse é o momento para alunos da rede municipal que queiram migrar para a estadual ou para estudantes da rede estadual que desejam mudar de escola ou até de município dentro da abrangência da 6ª CRE. “E todo estudante ou responsável que perdeu o prazo da matrícula, que aconteceu em outubro e novembro, também poderá fazer neste período”, reforçou.

    Além disso, o coordenador apontou diretrizes importantes para as inscrições. No caso de vagas para o período diurno, o sistema prioriza alunos mais jovens ou aqueles que já tenham irmãos matriculados na mesma escola. Já para o período noturno, é necessário apresentar um comprovante que justifique a necessidade, como vínculo empregatício. “Não pode simplesmente querer fazer uma transferência do diurno para o noturno que não seja por questões de trabalho. Então, a gente recomenda ter esse comprovante em mãos”, afirmou.

    Ainda, para situações em que a vaga desejada não esteja disponível, ele recomenda que as famílias procurem a 6ª CRE. “Qualquer situação de não conseguir a vaga na escola desejada ou por uma necessidade, pode procurar a 6ª coordenadoria para a gente poder otimizar e ver quais as possibilidades que tem como ajustar essas vagas“, concluiu.