Geral

Com mais de três mil alunos, Educação de Vera Cruz amplia vagas na rede municipal

Publicado em: 03 de janeiro de 2025 às 07:13
  • Por
    Emily Lara
  • Micheli Rech 02012025
    compartilhe essa matéria

    Secretária Micheli Rech destacou que a pasta tem se organizado para garantir que a demanda crescente seja atendida com qualidade

    A educação municipal de Vera Cruz enfrenta uma grande expansão, com a rede de ensino atendendo atualmente mais de três mil alunos. O município, que conta com quase dois mil estudantes matriculados na rede de ensino fundamental e mais de mil crianças nas escolas municipais de Educação Infantil (Emeis), tem se organizado para garantir que essa demanda crescente seja atendida com qualidade.

    Em entrevista ao Grupo Arauto, a secretária de Educação, Micheli Rech, apontou que a maior demanda atualmente é em relação às vagas nas escolas. Segundo ela, o município enfrentava a questão da fila de espera nas Emeis, mas conseguiu resolver a demanda com parceria com escolas privadas. Para continuar atendendo a população, a prefeitura tem como objetivo inaugurar, ainda no primeiro semestre de 2025, a terceira Emei na área rural. Além disso, está nos planos a construção de uma nova Emei no loteamento Belo Horizonte.

    No ensino fundamental, a situação também é de crescimento, com a ampliação de quatro turmas dentro da rede municipal. A partir de 2025, a Escola São Francisco passará a funcionar como uma escola de tempo integral, com duas novas turmas sendo ampliadas para atender às necessidades da comunidade. Então, realmente a gente vê a crescente dentro do nosso município e isso requer muito planejamento e organização para atender sempre da melhor forma”, disse. 

    De acordo com Micheli, a gestão da educação em Vera Cruz é uma das maiores da Prefeitura, com cerca de 550 profissionais em quadro, o que representa mais da metade do funcionalismo público municipal. A secretária destacou ainda que a pasta já reuniu as equipes diretivas em dezembro para fazer todos os ajustes necessários para o bom funcionamento das escolas no próximo ano letivo. “Até fevereiro pretendemos ter todos os nossos profissionais prontos para iniciar junto com os nossos alunos”, concluiu. 

    Ouça a entrevista completa: