Dois novos blocos foram construídos, um com mais cinco salas de aula e outro com sala para pré-escola, sala de professores, direção, secretaria e banheiros
A partir de fevereiro de 2025, a Emef Willy Carlos Froehlich vai abrir seus portões para receber a primeira turma dos anos finais do ensino fundamental. Isso será possível porque a escola, situada em Linha Santa Cruz, uma das regiões de maior crescimento demográfico do município, triplicou de tamanho com as obras de ampliação, que iniciaram em junho de 2023. O investimento da prefeitura chegou a mais de R$ 3 milhões e a inauguração da reforma ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 13.
A cerimônia foi realizada no início da manhã, ao ar livre, defronte à nova fachada da escola. Além da prefeita Helena Hermany, o ato foi prestigiado por autoridades municipais, lideranças da localidade, direção da escola, servidores e alunos. Em diversos momentos estudantes das turmas do 3º ao 5º ano, acompanhados pelas professoras, cantaram para abrilhantar o ato festivo.
As obras de ampliação e reforma foram executadas pela empresa LT Construções Ltda, do município de Agudo, e abrangeram uma área total de 2.645,07 metros quadrados. Dois novos blocos foram construídos, um com mais cinco salas de aula e outro com sala para pré-escola, sala de professores, direção, secretaria e banheiros. As intervenções incluíram também reforma completa de cozinha e refeitório e de salas para abrigar uma biblioteca moderna e uma sala de informática.
O pátio entre os blocos foi pavimentado, recebeu cobertura parcial e o educandário passou a contar com sistema fotovoltaico. Também foi pavimentado o acesso de veículos e pedestres e construído um muro na fachada e na lateral sul da escola. Dentro do projeto está prevista ainda uma quadra esportiva, ainda não iniciada. Antes da ampliação, a área construída de alvenaria somava 347,61 metros quadrados e agora totaliza 1.202,51 metros quadrados, mais que o triplo do tamanho original.
Para a diretora da Emef Willy Carlos Froehlich, Fernanda Carine Heck Sode, o momento foi de comemoração. “A inauguração desta obra é a realização de um sonho de toda a comunidade. Não foi fácil, um ano e meio trabalhando em meio a obra, muito barulho, sujeira, sem pátio, mas agora só tenho a agradecer e dizer que valeu a pena”.
Em seu pronunciamento, a prefeita Helena Hermany preferiu falar especialmente às crianças e deixou uma mensagem de incentivo aos estudos para a conquista de uma vida plena de possibilidades. “Com certeza, a escola é a escada para subir na vida. Estudem, aproveitem, sejam curiosos porque o conhecimento é o maior tesouro que alguém pode ter e nada lhes vai tirar isso”.
O secretário municipal de Educação, Mário Colombo Filho, mencionou que para muito além de uma melhoria na estrutura física da escola, a ampliação permitirá a introdução da primeira turma do 6º ano já em 2025 e dos demais anos finais sucessivamente nos próximos anos. Ele destacou o olhar atento da prefeita para com a área e disse que a prioridade dada à educação se revela através dos investimentos que já alcançam mais de meio bilhão de reais. “O futuro de uma nação passa pelo interior de uma escola, passa pelas mãos de um professor, pela direção”, afirmou.
Notícias relacionadas
Rota de Santa Maria realiza estudo de variante para trecho em Pinheiral
Prefeita Helena Hermany recebeu representantes da concessionária nesta sexta-feira
Última ação de recolhimento de lixo eletrônico e vidros será neste sábado
Iniciativa ocorre na Travessa São Sebastião Mártir, no horário das 8h às 11h30min
Torcida Organizada – Arauto News – 13/12/2024
Vitória do Ceisc União Corinthians e a dupla Grenal no mercado / Participantes: Nícolas da Silva, Rafael Cunha, Sandro Viana, Kássia Machado, Luciano Almeida e Bianca Mallmann
Santa Cruz firma acordo para regularização de pelo menos 500 imóveis urbanos
Assinatura do Acordo de Cooperação com o Tribunal de Justiça ocorreu em Porto Alegre