SANTA CRUZ

Cursilhistas elegem nova coordenação para os próximos dois anos

Publicado em: 08 de dezembro de 2024 às 20:07
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • nova coordenação mcc | RODRIGO NASCIMENTO / NASCIMENTO MKT
    compartilhe essa matéria

    Clarisse Trocourt Knorst e o esposo João Renato, acompanhados do casal Marco Antônio Larger e Rejane Rech Larger dividem a coordenação

    O Grupo Executivo Diocesano (GED) do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) da Diocese de Santa Cruz do Sul elegeu, no sábado (7), a nova coordenação e vice-coordenação da entidade pelos próximos dois anos. Clarisse Trocourt Knorst e o esposo João Renato, acompanhados do casal candelariense Marco Antônio Larger e Rejane Rech Larger foram eleitos por unanimidade para dar continuidade a missão de coordenar a tarefa de evangelizar, característica do MCC, pelos próximos dois anos. A direção também é a responsável pela gestão da Casa de Retiros Loyola, sede física do movimento, que tem setores que contemplam todos os 40 municípios do governo eclesiástico diocesano, nos vales do Rio Pardo e Taquari.

    Maria Helena Felzmann Menegat, coordenadora que encerra a gestão no fim do ano, conduziu a assembleia ordinária do MCC. Com membros de todas as representações das 51 paróquias, instaladas nos 40 municípios que pertencem à Diocese de Santa Cruz do Sul, a coordenadora que se despede da função agradeceu a participação de todos. “Somos gratos a todos que estão conosco, pois assim como tudo no MCC, as decisões sempre foram tomadas em conjunto. Cada gesto de amor, cada carinho e cuidado aqui na Casa de Retiros Loyola fez toda a diferença. Com o coração pleno de gratidão e emoção, nos dirigimos a todos para compartilhar o encerramento deste ciclo”, disse.

    A liderança também destacou os desafios, crescimento pessoal e o aprendizado da vivência em missão cursilhista durante os dois últimos anos. “Testemunhamos inúmeras transformações em nossas vidas e somos gratos a todos que fizeram parte dessa jornada. Vocês, cursilhistas, são o espelho do Movimento nesta diocese, continuem com esta missão de evangelizar em todos os ambientes, que o Espírito Santo continue a guiar este trabalho”, acrescentou a coordenadora que se despede no fim do ano.

    Emocionada, Clarisse Trocourt Knorst, que faz parte do MCC há 29 anos, ressaltou que a participação no movimento ampliou o crescimento pessoal dela e do esposo João Renato, assim como a relação familiar e com a comunidade santa-cruzense. “Com o coração cheio de gratidão saudamos a coordenação que se despede e a cada um que fez parte desta caminhada. Nos sentimos privilegiados em fazer parte deste capítulo tão bonito na história da nossa diocese”, disse a nova coordenadora.

    Marco Antônio Larger, que ao lado da esposa Rejane Rech Larger acompanha o casal Clarisse e João Renato na coordenação do GED. Segundo ele, o lema de quem se dedica a evangelizar e participar do Movimento de Cursilhos de Cristandade precisa ser o da servidão. “Nesta vida estamos aqui para servir e não sermos servidos. Enquanto tivermos forças estaremos nesta missão, dando sequência ao trabalho da gestão da Maria Helena, assim como todas as outras que a sucederam no MCC”, destacou o vice coordenador que é do município de Candelária.

    Acompanham a nova gestão do MCC os padres Maurizan do Nascimento e Fabrício Niederle como assessores eclesiásticos, ocupando a função do padre Rogério Kunrath, que recebeu a todos na manhã do último sábado na Capela São Paulo Apóstolo, junto a Casa de Retiros Loyola. São Paulo é o padroeiro dos cursilhistas e inspira a conversão e a evangelização por aculturação, ou seja, no próprio ambiente que os fiéis chamados ao MCC frequentam. “Repetindo o Papa Francisco, vivemos em um mundo no qual as pessoas têm sede de esperança e da boa-nova. E esta missão de propagar estes sentimentos foi dada a todos nós. Busquemos sempre o apoio na oração e que possamos vibrar com esta missão que recebemos”, disse em seu pronunciamento, durante a celebração de acolhida.

    Programação no Cristo Protetor

    A nova gestão do GED inicia em 1º de janeiro de 2025 e, além da organização e gerência da Casa de Retiros Loyola, está uma extensa programação com a realização de cursilhos masculino e feminino – um de cada por semestre – realização de cursilho jovem, das Tendas Shalom, que são momentos de reunião e reflexão os cursilhistas, assim como eventos festivos, como a Utreia Diocesana.

    A assembleia realizada no último sábado, 7, escolheu como destino da próxima celebração festiva o município de Encantado. E tendo como cenário o Cristo Protetor, localizado em um dos pontos mais altos do Vale do Taquari. O evento deverá ocorrer durante o mês de outubro do ano que vem, em data ainda a ser confirmada pelo MCC.