Casa-exposição Nem Tão Doce Lar segue até esta sexta-feira, na Casa da Afubra junto ao Parque da Oktoberfest
Seguindo ações de combate à violência doméstica e familiar, Santa Cruz do Sul recebe a casa-exposição Nem Tão Doce Lar. A exibição, inaugurada nesta quarta-feira (27) e aberta ao público até sexta-feira (29), na Casa da Afubra junto ao Parque da Oktoberfest, busca sensibilizar a sociedade sobre essa temática. O horário de funcionamento é das 9h às 11h30min e das 14h às 17h.
A exposição é uma iniciativa itinerante e interativa que reproduz uma casa familiar com pistas que denunciam diferentes formas de violência sofridas por mulheres, crianças, jovens, pessoas idosas, pessoas com deficiência e integrantes da comunidade LGBTQIAPN+.
A Nem Tão Doce Lar utiliza uma metodologia de intervenção coletiva para superar a violência doméstica e familiar. Além de ampliar o debate, a iniciativa atua na promoção de políticas públicas, na constituição de redes de apoio nos municípios e no empoderamento de grupos sociais.
De acordo com o assessor de projetos da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Rogério Aguiar, a exposição foi criada em 2006, mesmo ano da promulgação da Lei Maria da Penha. “A FLD foi convidada a adaptar o projeto ao contexto brasileiro. Trata-se de uma iniciativa inspirada na exposição alemã Rua das Rosas”, explica.
Ao longo dos 18 anos de existência, o projeto passou por adaptações em sua metodologia. “O objetivo é torná-lo cada vez mais lúdico, promovendo a sensibilização, incentivando denúncias, fortalecendo redes de apoio locais e atuando na prevenção da violência”, destaca Aguiar.
Neste ano, a exposição já percorreu 90 municípios em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal. No Rio Grande do Sul, visitou 35 cidades.
A iniciativa é da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e em Santa Cruz do Sul conta com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul e o Programa CAPA da FLD. A ação mobiliza para a Campanha 21 Dias de Ativismo pelo fim do Racismo e da Violência contra mulheres, que vai do dia 20 de novembro a 10 de dezembro.
Notícias relacionadas
Começa o atendimento em dermatologia no Hospital Monte Alverne
A cada mês são disponibilizados 240 atendimentos, destinados a crianças e adultos
História das Famílias – Família Bündchen
A Família Bündchen, originária da Prússia, imigrou para o Brasil em 1854. Heinrich Bündchen fixou-se em Picada Café, RS, onde faleceu em 1893, deixando vasta descendência.
Sorteio da campanha Sua Nota Vale Prêmios será realizado em dezembro
Iniciativa da Prefeitura e da ACI de Mato Leitão vai premiar cinco consumidores
Torcida Organizada – Arauto News – 27/11/2024
Vitória do Botafogo contra o Palmeiras e as chances de título do Inter; momento do Grêmio e projeção do jogo contra o Cruzeiro; Ceisc União Corinthians em São Paulo pelo NBB // Participantes: Nícolas da Silva, Bianca Mallmann, Luciano Almeida, Sandro Viana e Kássia Machado