Edição novembro

Café Empresarial aborda gestão tributária e contábil como estratégia para elevar a lucratividade

Publicado em: 27 de novembro de 2024 às 11:03
  • Por
    Kássia Machado
  • Foto: Kássia Machado/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    O evento contou com palestras do contador e empresário, Marcelo Francesquet, e da empresária contábil Franchesca Corrêa Mariani

    Com o tema “Como é possível elevar minha lucratividade com uma gestão tributária e contábil eficiente?”, ocorreu, na manhã desta quarta-feira (27), o Café Empresarial de novembro da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz. O evento foi realizado no auditório 2 da entidade e contou com palestras do empresário contábil e contador, Marcelo Francesquet, e a empresária contábil Franchesca Corrêa Mariani.

    Durante o encontro, os especialistas compartilharam suas experiências e conhecimento de mercado, oferecendo uma análise criteriosa e estratégica sobre gestão contábil e tributária e seus impactos nos negócios. O objetivo foi apresentar dicas e insights que permitam aos empresários utilizarem leituras de dados e aproveitarem os benefícios fiscais previstos em lei para melhorar o desempenho de suas empresas. “A ideia foi adotar uma análise aprofundada dos números e do negócio em si, com um olhar mais criterioso, identificando benefícios fiscais que podem ser aproveitados dentro da legalidade”, destacou Francesquet.

    Além disso, os palestrantes abordaram as perspectivas da reforma tributária e seus efeitos no ambiente empresarial. Franchesca destacou que o tema já é uma realidade para as empresas. Segundo ela, a aprovação do Projeto de Lei Complementar 68/2024, atualmente em tramitação no Senado, será um marco.

    “A expectativa é que o projeto seja concluído até dezembro, para que, em 2025, sejam regulamentadas as legislações complementares necessárias. É fundamental que os empresários estejam atentos, pois a partir de 2026 a dinâmica dos negócios mudará significativamente. O ano de 2025 será dedicado à preparação para a transição,” afirmou Franchesca.

    Foto: Kássia Machado/Grupo Arauto

    Sobre os painelistas

    Marcelo Francesquet é consultor e contador formado em Ciências Contábeis pela Unisc, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e em Gestão de Pessoas e Estratégias pela ESPM. Com 10 anos de experiência no setor bancário e 12 anos na área contábil, é sócio-fundador da MT Gestão Contábil, além de atuar como Diretor de Finanças da ACI e Conselheiro Fiscal da Câmara de Comércio Brasil-Portugal.

    Franchesca Corrêa Mariani é empresária contábil formada em Ciências Contábeis pela Unisc e pós-graduada em Gestão Estratégica Tributária. Com mais de 14 anos de experiência, atua nas áreas fiscal e tributária em diversos segmentos, como comércio, indústria e serviços. Também é professora em cursos profissionalizantes nas áreas de administração e contabilidade.

    Leia também