Geral

Sementes da Vida e Diversos Talentos são as novas cooperativas escolares de Santa Cruz

Publicado em: 27 de novembro de 2024 às 09:27
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Melhores momentos das Assembleias de Fundação das cooperativas escolares | Foto: Francisco Frantz
    compartilhe essa matéria

    O Programa Cooperativas Escolares da Sicredi Vale do Rio Pardo encerra o ano com um total de 25 grupos de jovens cooperativistas

    Nas últimas semanas, a Sicredi Vale do Rio Pardo participou da fundação das duas últimas cooperativas escolares de 2024. Sementes da Vida, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vidal de Negreiros, e Diversos Talentos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Harmonia, ambas de Santa Cruz do Sul, realizaram as assembleias nas dependências das escolas, onde os estudantes apreciaram e aprovaram os Estatutos Sociais, apresentaram as identidades visuais e elegeram os Conselhos de Administração e Fiscal.

    O Programa Cooperativas Escolares da Sicredi Vale do Rio Pardo encerra o ano com um total de 25 grupos de jovens cooperativistas. Conforme o presidente da cooperativa, Heitor Álvaro Petry, a instituição está cada vez mais evoluindo no propósito com as cooperativas escolares. “Hoje, podemos celebrar as nossas cooperativas escolares, que é um sinônimo de peregrinar o cooperativismo. Efetivamente estamos através da educação e do cooperativismo contribuindo para um mundo melhor. Estamos fazendo a nossa parte. É a doutrina cooperativista colocada em pratica junto às crianças formando futuros líderes positivos e de espírito cooperativo e solidário”, salientou Petry.

    As novas cooperativas escolares contam com alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. A Sementes da Vida possui 20 sócios fundadores, que elegeram para presidente a estudante Ana Clara Carpes da Silva, com a vice Anna Julia Fischer Ernst. O orientador do grupo é o professor Gustavo Henrique Kunsler Guimarães. Já a Diversos Talentos soma 25 sócios fundadores, orientados pela professora Paula Fürst Refatti. Para presidente foi eleito o aluno Juliano Yago Lopes dos Santos, e a vice Maísa Eduarda Rathke da Silva.

    O processo de fundação das cooperativas escolares começou no início de 2024. Ao longo do ano, os alunos vivenciaram o cooperativismo por meio de muito estudo, aprendizado e trocas de experiências. Dentre os planos para o próximo ano, destaque para o desenvolvimento do objeto de aprendizagem, reativação da horta escolar, participação no Dia C, auxílio à escola em diversas atividades, jogos didáticos e passeios pedagógicos voltados ao cooperativismo, entre outras.

    Além da presença de dirigentes, executivos e colaboradores da Sicredi Vale do Rio Pardo, as assembleias de fundação foram prestigiadas por assessores pedagógicos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem das cooperativas escolares. A direção, funcionários e professores das escolas envolvidas também estiveram presentes nos eventos, assim como autoridades municipais ligadas à educação, familiares dos estudantes e convidados.