Município subiu 243 posições no Imers e na avaliação do secretário da pasta, Tiago Mello, é fruto de união de esforços
A Rede Municipal de Ensino de Rio Pardo, em seu segundo ano de participação do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (SAERS), teve um salto nos seus índices escolares. Avançou da 347º colocação para a posição 104º dentro do Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers). Os resultados, das provas aplicadas em dezembro de 2023, foram divulgados pelo governador em exercício, Gabriel Souza, no dia 11 de novembro. Tiago Mello, secretário de Educação de Rio Pardo, refletiu sobre esse avanço em entrevista ao Grupo Arauto, no programa Direto ao Ponto, da Arauto News.
No ano passado, Rio Pardo obteve a posição 373 no Estado e no Vale do Rio Pardo a 9ª colocação. O objetivo, disse o Secretário Municipal, era estar entre os 200 melhores municípios, e para o próximo ano, entre os 50 municípios referência em educação, “mas para nossa felicidade, demos um salto e chegamos na posição 104 já neste ano. Estamos entregando educação de qualidade no município”.
Mello aponta que desde o ano passado se fez um trabalho de reorganização do setor educacional para melhorar o ranking de Rio Pardo, com separação de turmas multisseriadas, realocação de alguns professores para os anos iniciais, exemplificou. “Somos referência quando se fala em carnaval, mas Rio Pardo quer ser referência também quando se fala em educação”, frisou.
O Imers tem como base a avaliação das habilidades em Português e Matemática dos estudantes do 2º ano (etapa de Alfabetização), 5º ano (etapa dos Anos Iniciais) e 9º ano (etapa dos Anos Finais) do Ensino Fundamental, e leva em consideração também a taxa de aprovação dos estudantes, influenciando ainda o rateio de parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) distribuído aos municípios. Quanto melhor o resultado, maior a participação do município no rateio da verba.
Para alcançar o melhor resultado, a Secretaria Municipal de Educação, traçou um plano de ação com estratégias pedagógicas específicas que envolveram formações pedagógicas em alfabetização, português e matemática, bem como aplicação de simulados próprios da rede.
Mais provas
Começou nesta segunda-feira (25) e segue até o dia 5 de dezembro, pela Secretaria Estadual da Educação, a aplicação do SAERS 2024 nas escolas municipais.
Além dos testes cognitivos, haverá questionários contextuais voltados para estudantes, professores e equipes diretivas das escolas participantes. Esses questionários fornecem uma visão contextual dos resultados, cruzando informações sobre as condições de sala de aula, o trabalho dos docentes e o ambiente socioeconômico dos alunos.
Notícias relacionadas
Vereador propõe Dia Gospel na Oktoberfest
Edson Azeredo explica que a programação contaria com um show voltado a esse público
Faça a sua lista
Listas são importantes no dia a dia. Você faz para o mercado, para as tarefas do trabalho, dos lugares que quer conhecer e tantas outras. Dá para fazer lista pra tudo. Aqui neste texto, uma dica de leitura e uma lista, claro, que espero que você goste.
Por Daiana Theisen
Jornada Nem Tão Doce Lar inicia com momento de formação
Objetivo é disseminar informação de como buscar ajuda, e também aprender a reconhecer as diversas formas de violência
Leandro Vernier assume presidência da Assemp para Gestão 2025/2026
Eleição da nova diretoria, por aclamação, ocorreu na noite dessa segunda-feira, em Santa Cruz