Viviane Rosa levantou o troféu nesse domingo, em Porto Alegre
A personal trainer Viviane da Rosa, 28 anos, se sagrou bicampeã da Copa dos Campões. A competição, organizada pela Federação de Bodybuildings e Fitenss do Rio Grande do Sul (IFBB RS), ocorreu no Salão de Atos da Pontifícia Universidade Católica (PUC) RS, em Porto Alegre, nesse final de semana.

Foto: Arquivo Pessoal
Moradora de Venâncio Aires, Viviane conta que a preparação para a Copa dos Campeões foi intensa e desafiadora. “Conciliei meu trabalho de personal trainer, minha vida pessoal e a rotina de treinos e dieta. O planejamento foi fundamental, treinos diários, dieta extremamente ajustada e muita disciplina. O treinamento envolveu fases de hipertrofia, refinamento muscular e, nas semanas finais, ajustes estratégicos para alcançar o físico ideal para o dia da competição”, detalha.
Viviane explica que a competição em si ocorreu no domingo (24), mas no sábado (23) ela e os demais competidores já estavam no local para realizar medicação e pesagem. É a partir destas informações que são definidas as categorias. Na categoria da personal trainer as competidoras são subdivididas por altura. Ao todo, oito atletas participaram da categoria Wellness Fitness.
A conquista do bicampeonato, conforme a moradora de Venâncio Aires, é motivo de celebração. “Esse foi meu segundo ano na copa dos campeões. O domingo foi emocionante do início ao fim. Subir no palco é indescritível, um misto de nervosismo, orgulho e gratidão. Mostrar todo o trabalho de meses aos árbitros é incrível, mas a emoção maior veio ao ouvir meu nome como campeã, mais uma vez. Mais um sonho realizado”, ressalta.
Com relação ao resultado, a fisiculturista se diz satisfeita. Para ela, a vitória é um reflexo de todo esforço, mas, acima disso, a confirmação de que está no caminho certo dentro dos objetivos firmados. “Cada detalhe foi planejado e executado com maestria , então esse resultado tem um sabor especial.”
Além da conquista pessoal, Viviane acompanhou o namorado, Douglas Schwengber, conquistar o segundo lugar na categoria Men’s Physique. “O que me encheu de orgulho. Compartilhar essa jornada com ele tornou tudo ainda mais especial, porque vivemos juntos cada treino, cada sacrifício e cada momento de superação. Estar ali, lado a lado, celebrando nossas conquistas, é incrível”, reflete.
Para Viviane, o crescimento do fisiculturismo no Brasil é mais do que número ou reconhecimentos. De acordo com a atleta, está relacionado a transformação de vidas, uma vez que o esporte tem poder de salvar vidas, “seja tirando jovens de caminhos como o álcool e outras distrações negativas, ou ajudando a construir disciplina, autoestima e propósito.”
“Esse reconhecimento crescente valoriza os atletas e inspira mais pessoas a enxergarem o esporte como uma ferramenta de mudança e superação pessoal”, complementa. A partir de agora, segundo Viviane, o foco é na competição do próximo ano. O trabalho será voltado, primeiramente, no Campeonato Gaúcho visando conquistar vaga para o Campeonato Brasileiro.
Notícias relacionadas

Santa Cruz cancela último amistoso devido ao alto volume de chuva registrado nas últimas horas
Jogo-treino estava marcado para ocorrer neste sábado

Santa-cruzense medalhista mundial estudantil busca apoio para seguir treinando
Com apenas 14 anos, Renata Moreira conquistou o topo do pódio representando o Brasil na Gymnasiade 2025

Porto Alegre será uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027
Competição será realizada de 24 de junho a 25 de julho daquele ano

Torneio de câmbio movimenta a Fenachim
Promovido pelo Sesc Venâncio Aires, evento reúne 12 equipes em competição no Ginásio do Colégio Oliveira