Geral

Aplicação de fumacê para controle de insetos inicia nesta segunda-feira em Venâncio

Publicado em: 25 de novembro de 2024 às 10:50
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Prefeitura de Venâncio Aires/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Trabalho será realizado em áreas de 12 bairros do município

    Os trabalhos de aplicação de fumacê iniciam nesta segunda-feira (25), em Venâncio Aires. A ação, executada por empresa especializada e sob coordenação da Vigilância Ambiental, é destinada ao controle de baratas, mosquitos, aranhas e escorpiões. O produto será aplicado nas galerias pluviais e em pontos estratégicos.

    Durante o dia, a equipe realiza a aplicação em locais estratégicos, como cemitérios, terrenos de empresas, locais de ferros velhos, entre outros. Já no início da noite, a aplicação do fumacê ocorre em galerias pluviais.

    Na primeira etapa a ação vai ser realizada em 15 pontos estratégicos e em duas mil bocas de lobo, e busca atender áreas de 12 bairros do município. A aplicação abrangerá o Centro, e bairros Aviação, Gressler, Cidade Nova, Xangrilá e Cidade Alta.

    Áreas dos bairros Santa Tecla, Bela Vista, Coronel Brito, Morsch, Brígida e Cruzeiro também estão no cronograma de aplicações. Conforme o coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental, Gabriel Alves, para evitar que insetos ingressem dentro das residências durante a aplicação do produto, a orientação é que portas e janelas sejam fechadas, assim como ralos, pias e frestas sejam tampadas. O produto possui efeito imediato, não deixa resíduos e não oferece risco aos moradores e animais.

    A infestação de baratas é muito comum na primavera e verão devido ao aumento da frequência de chuvas e calor, fatores que aceleram a reprodução dos insetos. Ainda conforme Alves, cuidados importantes para evitar os insetos são realizar a manutenção da limpeza de terrenos e imóveis, recolhimento de resíduos e descarte correto do lixo.

    No mês de dezembro também inicia a aplicação de larvicida biológico em córregos localizados na área urbana da cidade como medida para diminuir a reprodução de mosquitos como pernilongos e borrachudos.

    Leia também