Geral

Educação de Venâncio Aires tem bons resultados no índice Saers

Publicado em: 22 de novembro de 2024 às 09:37
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Prefeitura de Venâncio Aires
    compartilhe essa matéria

    Pesquisa avalia anualmente desempenho de alunos do ensino fundamental e médio 

    “Venâncio Aires obteve uma significativa evolução nos resultados. Saímos da posição 68° para 54° e estamos com o melhor índice Imers entre os municípios acima de 50 mil habitantes do RS”. A avaliação é do secretário municipal de Educação, Emerson Elói Henrique com relação aos resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers).

    O Saers é uma avaliação anual para medir o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. A intenção da avaliação é fornecer evidências sobre a educação pública, para subsidiar ações pedagógicas e de gestão, e melhorar a qualidade da educação básica. O índice influencia ainda o rateio de parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) distribuído aos municípios.

    Os dados do Saers, anunciados nesta semana pelo vice-governador em exercício, Gabriel Souza, são referentes a avaliações realizadas em 2023 e colocam a educação municipal da Capital do Chimarrão em primeiro lugar entre os 23 municípios do Vale do Rio Pardo e em segundo lugar no Vale do Taquari, depois do município de Santa Clara do Sul.

    “Nosso maior crescimento foi na alfabetização e anos finais do Ensino Fundamental, fruto de um trabalho realizado na rede municipal, como a mudança no formato do Fórum de Educação, investimentos na informatização da rede, a ênfase na pesquisa e na inovação, e um trabalho mais próximo com as direções e supervisões escolares”, afirma o secretário.

    Abrangendo os 497 municípios do Rio Grande do Sul, nas 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), a avaliação do Saers é feita a partir de testes cognitivos de Língua Portuguesa e Matemática e Questionários contextuais – perfil escola, diretor, professor, estudante. A média estadual da qualidade da educação, identificado através do Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers), ficou em 63,44.

    Venâncio Aires superou essa avaliação e obteve 74,94, sendo que no ano base anterior (2022) a nota era 70,27, com taxa de aprovação total no Ensino Fundamental de 94,90 (em 2022, era de 92,20).

    As avaliações do Ensino Fundamental acontecem nas etapas: Alfabetização, Anos Iniciais e Anos Finais. Na etapa Alfabetização, comparando os dados de 2022 e 2023, o município aumentou de 71,64 (no ano de 2022) para 80,01 (no ano de 2023); nos Anos Iniciais, manteve a mesma avaliação de 73,27 nos dois comparativos e nos Anos Finais, sobe de 44,97 (no ano de 2022) para 52,35 (no ano de 2023). Nesta quinta-feira (21) iniciaram a aplicações das provas do sistema de 2024 que serão divulgados no próximo ano.

    Leia também