Excesso de velocidade é a infração mais cometida pelos condutores
Dados estatísticos do trânsito no Rio Grande do Sul registrados pelo DetranRS desde 2007 informam que o número de infrações cresceu na ordem de 122,5%, passando de 1,56 milhão em 2007 para 3,47 milhões em 2016. No período, mantiveram-se constantes no ranking de infrações mais cometidas pelos condutores gaúchos: em primeiro lugar, o excesso de velocidade (1,70 milhão em 2016); em segundo e em terceiro lugares, as infrações relacionadas ao veículo e as vinculadas a estacionamento.
O crescimento dos números reflete os esforços de fiscalização de diversos órgãos federais, estaduais e municipais. Embora não haja um estudo específico, o DetranRS afirma que a redução da acidentalidade constatada nos últimos anos está diretamente relacionada à diminuição da sensação de impunidade entre os condutores. “Se hoje temos 14% de mortes a menos, é também porque o condutor tem consciência que o seu comportamento infracional será constatado pela fiscalização, reduzindo a impunidade no trânsito e os riscos decorrentes (lesões e mortes), pois quanto maior a fiscalização menor o número de acidentalidade”, relata o diretor-geral do DetranRS, Ildo Mário Szinvelski.
Para Marcelo Ferreira, chefe da Divisão de Infrações do órgão executivo estadual de trânsito, diversos fatores influenciaram o aumento da quantidade de autos de infrações incluídos no sistema do DetranRS. Foram implementados aperfeiçoamentos tecnológicos nesse período, como a automação para validação pelo próprio sistema dos dados informados pelo operador, a conferência do preenchimento de campos obrigatórios de acordo com a legislação (placa, código do órgão autuador e série do auto de infração, local, código da infração e outros).
É preciso ainda levar em consideração o aumento da frota de veículos registrados no estado e o incremento da tecnologia na fiscalização, incluindo a instalação de equipamentos eletrônicos modernos. O DetranRS oferece gratuitamente aos órgãos de trânsito há dois anos o Talonário Eletrônico de Multas – TEM, software homologado pelo Denatran que possibilita o registro da autuação da infração de trânsito em smartphone ou tablet, com utilização de impressora portátil, o que facilita em muito a fiscalização e o preenchimento do auto de infração. Todas essas medidas tornam o sistema de infrações mais ágil e contribuem para o aumento de inclusões consistentes de autos de infração de trânsito no sistema do DetranRS, reduzindo os erros de lançamentos e garantindo maior efetividade da aplicação das autuações pelos órgãos de trânsito do estado.
Notícias relacionadas

Sala do Empreendedor de Venâncio Aires promove capacitação para empresários
Curso vai orientar profissionais sobre oportunidades no Programa Dinheiro Direto na Escola

ARAUTO REPÓRTER UNISC 13 de Maio de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Feirão de Empregos movimenta Parque da Oktoberfest HOJE. ➡️ Estudo técnico deve definir novas rotas para melhorar trânsito durante obras no Calçadão da Floriano. ➡️ Secretário confirma inclusão de estacionamento subterrâneo no…

Saiba como consultar notificação sobre descontos ilegais do INSS
Mensagem será enviada pelo aplicativo Meu INSS

Parque Regional do Imigrante poderá ser gerido por fundação
Immigrantenpark será implantado na Granja Municipal