Medida está prestes a ser adotada em 1º de janeiro de 2025
Prestes a ser adotada em 1º de janeiro de 2025, a Nota Fiscal Fácil vem sendo alvo de críticas pelos agricultores e produtores rurais. Na Tribuna da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, o assunto foi trazido a debate pelo vereador Bruno Faller (PDT).
Segundo ele, uma série de fatores dificultam a sua adoção, especialmente, em áreas de difícil sinal de celular e internet e, ainda, falta de maior difusão de informações a respeito da nova prática. “Existem uma série de dificuldades para deixar de lado as antigas notas em papel, Modelo 4. Uma delas é a internet, pois existem localidades em que não existe o sinal de celular”, pontuou.
Faller ainda disse que outra dificuldade é fazer o cadastro no E-gov, a plataforma do Governo Federal, que é necessária para incluir no aplicativo Nota Fiscal Fácil. “Muitos produtores não tem uma orientação a respeito de como isso irá acontecer. E minha preocupação que são um pouco mais de 40 dias para isso acontecer. É preciso que o município faça um movimento, uma orientação”, destacou.
Ele citou, por exemplo, a Souza Cruz, fumageira à qual é produtor integrado, que distribuiu uma cartilha de orientações com 32 páginas sobre a nova prática, mas que é muito difícil de ser compreendida pelos produtores de tabaco. “Temos mais de 80 mil produtores de tabaco no RS, mais os demais produtores de outras cadeias e agricultores e vamos ter um estrangulamento na hora de entrega dos produtos”, observou.
Faller disse que a questão precisa ser revista a fim de que se dê um prazo maior e, especialmente, melhores condições em termos de comunicação (internet) para que se possa implantar esta nova sistemática.
Notícias relacionadas
Recuperação da pista do autódromo de Santa Cruz pode avançar no ano que vem
O orçamento do município para 2025 conta com uma rubrica que prevê a realização da obra
Segurança pública nas propriedades rurais é tema de painel em Rio Pardo
Evento ocorreu na noite dessa quarta-feira, no Parque de Exposições Apelles de Quadros
Diretores dos Brics recebem projetos do Pró-Clima do Vale do Rio Pardo
Cartilha elaborada pela equipe técnica contém os seis projetos elencados pelos eixos-temáticos do Comitê Pró-Clima regional
EGR inicia a concretagem das vigas na ponte da ERS-130
A nova ponte está sendo construída com 172 metros de extensão – 51 metros maior e cinco metros acima da antiga