Geral

Nota Fiscal Fácil é alvo de críticas pelos agricultores e produtores rurais de Santa Cruz

Publicado em: 13 de novembro de 2024 às 16:01
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Felipe Valle/Palácio Piratini
    compartilhe essa matéria

    Medida está prestes a ser adotada em 1º de janeiro de 2025

    Prestes a ser adotada em 1º de janeiro de 2025, a Nota Fiscal Fácil vem sendo alvo de críticas pelos agricultores e produtores rurais. Na Tribuna da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, o assunto foi trazido a debate pelo vereador Bruno Faller (PDT).

    Segundo ele, uma série de fatores dificultam a sua adoção, especialmente, em áreas de difícil sinal de celular e internet e, ainda, falta de maior difusão de informações a respeito da nova prática. “Existem uma série de dificuldades para deixar de lado as antigas notas em papel, Modelo 4. Uma delas é a internet, pois existem localidades em que não existe o sinal de celular”, pontuou.

    Faller ainda disse que outra dificuldade é fazer o cadastro no E-gov, a plataforma do Governo Federal, que é necessária para incluir no aplicativo Nota Fiscal Fácil. “Muitos produtores não tem uma orientação a respeito de como isso irá acontecer. E minha preocupação que são um pouco mais de 40 dias para isso acontecer. É preciso que o município faça um movimento, uma orientação”, destacou.

    Ele citou, por exemplo, a Souza Cruz, fumageira à qual é produtor integrado, que distribuiu uma cartilha de orientações com 32 páginas sobre a nova prática, mas que é muito difícil de ser compreendida pelos produtores de tabaco. “Temos mais de 80 mil produtores de tabaco no RS, mais os demais produtores de outras cadeias e agricultores e vamos ter um estrangulamento na hora de entrega dos produtos”, observou.

    Faller disse que a questão precisa ser revista a fim de que se dê um prazo maior e, especialmente, melhores condições em termos de comunicação (internet) para que se possa implantar esta nova sistemática.