Evento ocorreu no último final de semana, na cidade de Marau
Nos dias 8 e 9 de novembro, Marau sediou a XII edição das Olimpíadas Escolares de Karatê do Estado do Rio Grande do Sul, evento que reuniu mais de mil atletas até 17 anos.
Entre os participantes, cerca de 80 atletas representaram a cidade de Venâncio Aires, que pela primeira vez levou uma delegação numerosa. O desempenho foi expressivo, com a conquista de 65 medalhas, além do troféu de vice-campeão geral entre as cidades. O destaque individual foi para a Escola Municipal Cívico Militar Cidade Nova, que garantiu o título de campeã entre as escolas.
O sensei, Ramon Michael Gollmann, celebrou os resultados e a evolução do karatê na cidade, que teve atletas medalhistas em todas as categorias. “Isso mostra o crescimento do karatê em Venâncio Aires, um esporte que promove inclusão e respeito. Para o ano que vem, desejo trazer competições estaduais para cá, eventos que reúnem cerca de 800 atletas e oferecem vagas para a seleção gaúcha. Para isso, será fundamental o apoio do poder público, que esteve presente nas olimpíadas”, destaca.
Um dos momentos mais emocionantes do evento foi protagonizado por Wilian Ariel Calais, aluno da Escola Otto Gustavo Daniel Brands, que participa do projeto “Karatê-Dô – Um Projeto para a Vida”.
Wilian, que usa cadeira de rodas, competiu pela primeira vez e representou Venâncio Aires no tatame, emocionando a todos, especialmente sua mãe, Helen Rodrigues Silva. “No início, não queria que ele participasse, achava que não seria seguro. Mas ele insistiu, e acabei cedendo. Hoje vejo o quanto o karatê é importante para ele; vê-lo feliz, competindo, mostrou como esse esporte tem impacto positivo em sua vida”, comentou Helen.
A participação dos atletas de Venâncio Aires nas Olimpíadas foi viabilizada com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio do Termo de Fomento nº 2064/2024, financiado por uma emenda impositiva.
Notícias relacionadas
Brasil enfrenta Venezuela pelas Eliminatórias para a Copa
Jogo será disputado a partir das 18h desta quinta-feira (13)
Com apoio da torcida, Ceisc União Corinthians encara o líder Minas em Lajeado
Confronto da parte de cima tabela começa às 19h30 desta quinta-feira
Crianças de projetos sociais ganham bolas de basquete do Ceisc União Corinthians
No encontro, os jogadores realizaram brincadeiras e posaram para fotos com os pequenos
Pelas mãos do vera-cruzense Rafael, de 10 anos, o Grêmio é campeão Sul Brasileiro de Futebol de Base
Goleiro atuou na decisão do certame e com sua defesa, garantiu o título para o tricolor gaúcho