EDUCAÇÃO

Cruzeiro do Sul inaugura escola construída por voluntários e Poder Público

Publicado em: 11 de novembro de 2024 às 11:04
  • Fonte
    MP/RS
  • NOVA ESCOLA FOI INAUGURADA SÁBADO | Assessoria de Imprensa | Prefeitura de Cruzeiro do Sul
    compartilhe essa matéria

    Localizada no Bairro Primavera, a escola vai receber 500 alunos, que estudavam em colégios destruídos pela enchente de maio

    Com articulação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, foi inaugurada no sábado (9), uma nova escola de ensino fundamental em Cruzeiro do Sul. Localizada no Bairro Primavera, a escola vai receber 500 alunos, que estudavam em colégios destruídos pela enchente de maio.

    A obra foi feita por voluntários de várias cidades, empresas que fizeram doações e pelo Poder Público. O MPRS foi o intermediador e indutor das parcerias que resultaram na construção. O promotor de Justiça Sérgio Diefenbach, titular da Promotoria de Justiça Regional da Bacia do Taquari-Antas e designado para atuar nas questões relacionadas às enchentes na região do Vale do Taquari, destaca que, no auge do desastre, o MPRS foi procurado pela Defesa Civil Regional: “pediram nosso apoio para fazer a aproximação dos voluntários com o Poder Público Municipal. E essa foi a intervenção do MPRS realizando reuniões iniciais e a organização emergencial, definindo algumas lideranças e atribuições, e acompanhando todo o projeto com intervenções pontuais. Também houve contribuição de valores da conta de penas alternativas, que ajudaram no andamento da construção da escola”.

    Sérgio Diefenbach ressalta também que a nova escola simboliza a esperança e é um marco para a recuperação de toda a região. “É uma escola que vai marcar a vida de milhares de pessoas, desde quem desenhou, quem pensou, quem arrecadou doações, quem bateu o martelo, quem ergueu as paredes. Todos farão parte da história desta comunidade pra sempre. Tem um ditado indiano muito antigo que diz que é preciso toda uma aldeia para educar uma criança. E aqui está se materializando isso: uma aldeia toda se reuniu para construir uma escola que vai educar as nossas crianças. E isso é transformador”, conclui o promotor.