Objetivo é alertar população para os cuidados e evitar a proliferação de doenças, como a dengue
Tendo em vista a proximidade do verão, a Secretaria de Meio Ambiente de Venâncio Aires informa que, além das ações rotineiras de fiscalização, será intensificado o monitoramento em imóveis abandonados e terrenos baldios.
O objetivo é alerta à população para os cuidados com a limpeza desses locais, uma vez que as altas temperaturas e a maior incidência de chuvas favorecem o crescimento acelerado das ervas daninhas e a proliferação de vetores, como roedores e insetos transmissores de doenças.
As vistorias estão sendo realizadas em toda a área urbana do município, e desde o início do ano, a Semma já emitiu 355 notificações para os proprietários efetuarem a limpeza.
De acordo com a fiscal ambiental, Priscila Mohr, é de responsabilidade dos proprietários a manutenção e limpeza dos terrenos, por isso, devem ficar atentos e realizar manutenção e roçada para evitar uma possível notificação ou até mesmo multa.
“A Secretaria está realizando vistorias e respondendo às denúncias, mas é importante que as pessoas se conscientizem. A responsabilidade pela limpeza dos terrenos é do proprietário. Um espaço limpo contribui para uma cidade mais agradável e ajuda a controlar a proliferação de vetores”, destaca.
Nos casos em que forem identificadas irregularidades, a Semma emitirá notificações para os proprietários realizarem a limpeza. A partir do recebimento da notificação, o responsável tem 15 dias para efetuar a manutenção, devendo apresentar relatório fotográfico que comprove a realização da referida limpeza. O descumprimento da notificação implicará responsabilização administrativa do proprietário.
A notificação possui validade de um ano e, desse modo, nos 12 meses subsequentes ao recebimento da notificação, caso seja constatado que o lote se encontra sujo, será lavrado Auto de Infração, com penalidade de multa. “O valor da penalidade foi ajustado e varia conforme o tamanho do terreno (Lei Municipal n° 2.534/98). Como exemplo, um terreno de 11×33 (363 m²): 363 m²x 0,3 x 6,88 = R$ 749,23. Em casos de reincidência, o valor da multa é aplicado em dobro”, reforça Priscila.
Denúncias de terrenos baldios ou imóveis abandonados em descaso ambiental podem ser feitas através do WhatsApp da Prefeitura (51) 9 9910 9500, ou pelo telefone fixo da Semma (51) 2183 0738.
Notícias relacionadas
FOTOS: Procissão das Criaturas marca as ruas do Centro de Santa Cruz
Desfile temático foi realizado na noite deste sábado
Encantos de Natal chega ao Lisaruth Open Mall em dezembro
Programação natalina promete encantar os visitantes na Avenida Léo Kraether, nº 41, no Bairro Country
Abastecimento de água deve ser retomado durante a noite em Rio Pardo
Corsan está substituindo componentes elétricos que apresentaram falha na estação de bombeamento da Rua Francisco Alves
Vestibular de Verão da Unisc reúne estudantes de 12 estados brasileiros
Os cursos mais procurados foram Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Psicologia e Biomedicina