O evento deve reunir cerca de 150 estudantes na categoria Aventura Steam
Nos dias 4 e 5 de novembro, acontece a 3ª Edição da Olimpíada de Robótica de Venâncio Aires – Orva, organizada pela Secretaria Municipal de Educação do município, em parceria com a Escola Maker. A programação que será realizada no ginásio de esportes da escola municipal Dois Irmãos, segue o tema anual da rede municipal de ensino: “Protagonismo estudantil: a pesquisa como rota de aprendizagens”. De acordo com o secretário de Educação, Emerson Elói Henrique, o evento deve reunir cerca de 150 estudantes na categoria Aventura Steam – sigla em inglês para as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, constituída de três modalidades.
O secretário explica ainda que todos os participantes da 3ª Orva recebem certificados e os que não alcançarem o pódio, terão medalhas de participação. Já os três premiados recebem medalhas nas devidas classificações de primeiro, segundo e terceiro lugares. As escolas dos três Clubes com a maior pontuação na nota final serão premiados com uma impressora 3D para a mais pontuada e Kits de ferramentas para o segundo e terceiro educandários.
A 3ª Orva também também vai premiar uma pesquisa por meio de votação popular, que será realizada virtualmente. O Clube com maior número de votos recebe como prêmio um Kit Surpresa. A votação será através de formulário on-line, cujo link será disponibilizado pela Comissão Organizadora da Orva no dia 04 de novembro. Já o Clube de Robótica, cuja pesquisa obtiver maior pontuação dos avaliadores na apresentação receberá como presente um Kit Aventura Steam 2.0.
Conforme o secretário de Educação, a rede municipal de ensino de Venâncio Aires, conta com 14 Clubes de Robótica, que desenvolvem a abordagem Steam nos educandários que têm turmas de anos finais do Ensino Fundamental.
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Modalidades da categoria Aventura Steam na 3ª Orva:
– Modalidade I – Pesquisa: consiste no desenvolvimento de um projeto de pesquisa, a partir dos princípios da Metodologia Científica, realizado pelo Clube de Robótica sob a orientação do professor(a) que acompanha o Clube. Contará com a apresentação oral do projeto e do protótipo para a Comissão avaliadora.
– Modalidade II – Percurso: objetivo é usar o Kit Aventura Steam e/ou AventuraSTEAM2.0 para percorrer, no menor tempo possível, o caminho estipulado, passando pelos desafios, usando o modo Bluetooth do robô.
– Modalidade III – Arena: O objetivo é usar o Kit Aventura Steam, com modo Bluetooth, para furar um dos balões do carro adversário, em cada combate.
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