SANTA CRUZ

Tá na Hora discute o cenário educacional e seu impacto no desenvolvimento regional

Publicado em: 29 de outubro de 2024 às 14:38
  • Por
    Emily Lara
  • Colaboração
    Eduardo Wachholtz
  • Foto: Eduardo Wachholtz/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Palestrante foi o reitor da Unisc e presidente da Apesc, professor Rafael Henn

    Na manhã desta terça-feira (29), foi realizada mais uma edição da reunião-almoço empresarial Tá na Hora, no Restaurante do Hotel Águas Claras. O evento, promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, teve como palestrante o reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e presidente da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), professor Rafael Henn. O tema abordado foi “A intersecção da Apesc com o desenvolvimento local e regional”.

    Durante o encontro, Henn apresentou dados sobre o panorama educacional no município, no estado e no país, destacando como a educação impacta o crescimento social e econômico da região. Ele também relembrou a história da Apesc. “O grande objetivo deste almoço é aproximar a universidade em relação à sociedade onde vivemos. […] É fazer esse resgate, de trazer a comunidade para a universidade, no sentido de crescermos juntos, pensar no planejamento de longo prazo”, explicou.

    Outro ponto destacado pelo reitor foi o impacto das mudanças tecnológicas na educação. Segundo ele, a internet transformou a sociedade e o modo de ensinar, mas o seu uso precisa ser alinhado com metodologias adequadas.

    A expansão do Ensino a Distância (EAD) e seus efeitos também foram abordados por Henn, que defendeu a importância de priorizar a qualidade de ensino. “Hoje nós estamos com uma confusão muito forte comparada aos outros países. O ensino a distância é importante, existe ensino a distância de qualidade, mas a forma que se faz no Brasil realmente é uma forma totalmente sem controle”, alertou. “Engana ao aluno que está contratando, engana o empregador que possivelmente vai usar esse profissional e engana a todos”, completou.

    O reitor ainda ressaltou a importância dos projetos de extensão que a Unisc realiza junto com a comunidade, que, segundo ele, representam um diferencial da instituição. “Não tem como ser universidade sem ter a extensão. E nada mais é do que aplicar o conhecimento que o aluno tem na sala de aula, direto na sociedade”, afirmou.

    Foto: Eduardo Wachholtz/Grupo Arauto