A ideia do tema é resgatar os principais momentos da festa nestas 40 edições desde a sua criação, no ano de 1984
Na noite deste domingo (27), durante a solenidade de encerramento da 39ª Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), parceira do Município na realização do evento, divulgou a data e o tema de 2025: a 40ª Oktoberfest vai ocorrer de 9 a 12, 16 a 19 e de 23 a 26 de outubro, com o tema Reviva as Memórias, Celebre as Tradições.
A temática do próximo ano vai homenagear as quatro décadas da Festa da Alegria, hoje considerada a maior festa alemã do Rio Grande do Sul e um dos maiores eventos do Estado. De acordo com um dos coordenadores de Cultura da Oktoberfest, Nestor Raschen, a ideia é resgatar os principais momentos da festa nestas 40 edições desde a sua criação, em 1984. “A proposta é reviver os fatos que contribuíram para que a festa chegasse aos patamares atuais, principalmente no resgate cultural e valorização das tradições germânicas, herança dos colonizadores”, salienta Raschen.
A cerimônia de encerramento foi marcada pela apresentação do vídeo da 39ª Oktoberfest, destacando os principais momentos da programação, e a despedida das soberanas – Rainha Tatiane Caroline Voese D’Avila, e suas princesas, Karoline Ribeiro Klaus e Nathalia Konzen da Silva. Os pronunciamentos ficaram a cargo do presidente da 39ª Oktoberfest, Luciano Menezes, da vice-presidente, Daniela Laner, do presidente da Assemp, Ricardo Bartz, e do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cesar Antônio Cechinatto, representando a Prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany. Em seguida, teve início o último baile do Pavilhão Central, animado por Rogério Magrão e Banda.
“Papai do céu nos abençoou com 12 dias de tempo bom, chuvinha só para não precisarmos regar as flores. Nós conseguimos entregar aquilo que nos propusemos a fazer, uma experiência para o visitante, e isso se consolidou com novidades que trouxemos para a festa, como a rodada dupla de chope, o winegarden“, analisou o presidente da Assemp, Ricardo Bartz, que acredita que a 39ª festa vai entrar para a história com recordes de consumo de chope e de alimentos, projetando ainda mais para o sucesso do ano que vem.
Além de realçar esse propósito de entregar uma experiência inovadora ao visitante, sem se afastar da questão cultural que permeia a Oktoberfest, o presidente da festa, Luciano Menezes, fez questão de agradecer a todos os voluntários que se uniram, sem qualquer remuneração, para fazer o evento acontecer.