Participaram escolas da educação básica das regiões dos Vales do Rio Pardo, Jacuí-Centro e Litoral
Alunos e professores puderam compartilhar conhecimento e experiência durante a 4ª Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O evento ocorreu nesta quinta-feira (24), no salão de estudos da biblioteca da universidade, e reuniu escolas da educação básica das regiões dos Vales do Rio Pardo, Jacuí-Centro e Litoral.
Conforme a coordenadora geral da Feira de Ciências da Unisc, Cláudia Mendes Mählmann, o objetivo do evento foi promover a pesquisa escolar e incentivar estudantes e professores a realizarem pesquisas de seu interesse. “Nós tivemos trabalhos que surgiram da curiosidade do aluno, e outros que nasceram da necessidade da comunidade”, salientou.
Ao todo, a feira recebeu 177 trabalhos de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio e técnico, dos quais 103 foram selecionados para a fase de apresentação presencial e remota. A mostra contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Cláudia destacou que a feira recebeu trabalhos de todas as áreas do conhecimento. “Sempre dizemos que o ‘ciências’ da nossa feira é de saberes; todas as áreas são bem-vindas. Não existe limitação. Tivemos projetos na área de literatura, humanas, entre outras”, enfatizou.
Desta etapa, serão selecionados os projetos-destaque e os de menção honrosa, cuja divulgação ocorrerá em 20 de novembro.
Leia também
Selagem plástica como proposta de reutilização de sacolas
As alunas da EMEF Luiz Schroeder, de Santa Cruz, Ana Júlia Herber da Silva, Isabela Luísa Schulz, Luiza Bencke e Milena Luiza Bergel, do 9º ano, orientadas pela professora Andressa Aline de Araújo, desenvolveram um projeto com o objetivo de reutilizar sacolas plásticas utilizando a técnica de selagem plástica.
Criando um dispositivo para alertar a comunidade sobre enchentes
As alunas da EMEF Santo Antônio de Pádua, de Mato Leitão, Grabiela de Azevedo e Yasmin Dörr de Andrade, ambas de 14 anos e estudantes do 8º ano, tiveram a ideia de criar um dispositivo para alertar os moradores sobre a aproximação da água em suas residências. Fabiola F. Griesang foi a professora orientadora do projeto.
Notícias relacionadas
Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo
Acesso Grasel estará bloqueado na manhã desta segunda-feira
Motivo será serviços de limpeza e roçada no trecho
A educação e o esporte como ferramentas de combate ao racismo
Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc compartilha experiências no ensino superior
Temporada de verão inicia dia 20 de dezembro no Balneário Monte Alegre
Atendimento dos guarda-vidas será de quartas a domingos das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min