No dia dedicado à Maturidade Ativa, idosas quase centenárias foram flagradas se divertindo no Parque da Oktoberfest
Não faltou calor e na mesma medida, animação, no Dia da Maturidade Ativa nesta 39ª Oktoberfest. A quinta-feira (17) que começou com a caminhada pelas ruas do centro de Santa Cruz até o Parque da Oktoberfest, teve muita festa ao longo do dia, com movimentação em estandes, lonões, brindes e sorrisos e felicidade. Também foi um brinde à longevidade. Afinal, teve senhoras quase centenárias desfrutando da Festa da Alegria.
Com direito a brinde de chope, Melânia Hoesker, 92 anos, Petronila Schaefer, de 99 anos, e Lilian Konzen, 84 anos, são de Vera Cruz, e neste dia especial aproveitaram a festa. A enfermeira Vânia Schlesener, dona da casa geriátrica Europa Village, de Santa Cruz, e do Residencial Viver Bem, de Vera Cruz, explicou que a intenção sempre é buscar a socialização dos moradores para que eles se sintam parte da sociedade e tenham as mais variadas vivências. “Institucionalização e socialização têm que andar juntas. Então todos os eventos que têm, a gente sempre procura essa organização e trazer eles para que eles vivam isso, sintam essa energia, tenham contato com pessoas que pensam diferente. Toda a ornamentação de outubro, decoração, comida típica”, ilustrou.
Tudo que eles estão usando, é fruto de trabalho desenvolvido nas casas geriátricas. “A gente já vem há um mês trabalhando. As tiaras que estão usando o cabelo, produziram para vir para cá. Todas elas participaram das oficinas que a gente fez e a ideia de trazer é justamente viver a cultura germânica. Faz duas semanas que a gente está trazendo a história da imigração alemã no Rio Grande do Sul, especificamente em Santa Cruz, a história da Oktoberfest, então eles estão vindo pra cá ricos em conhecimento, eles já foram instruídos na clínica do que iam encontrar aqui, de ouvir a música, de conversar com pessoas de outras regiões, de dançar. Hoje quando a gente entrou muitos deles choraram de emoção”, narra Vânia.
“Se perguntar se tudo isso vale a pena, cada sorriso, cada abraço de gratidão, de felicidade que eles nos trazem, tudo isso vale a pena. Esse é o nosso propósito, cuidar do idoso institucionalizado é permitir que ele viva o mundo em volta”, resume ela, elogiando a parceria com a organização, que viabilizou o acesso para todos os idosos que nesta quinta-feira puderam desfrutar com alegria de cada pedacinho da festa.