Lançamento ocorreu na noite desta quarta-feira, durante a abertura da Casa da Afubra, no Parque da Oktoberfest
Na noite desta quarta-feira (9), durante a abertura oficial da Casa da Afubra no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, ocorreu o lançamento da Robótica Verde é Vida Afubra. A demonstração do tapete e suas funcionalidades ficou à cargo de alunos do Colégio Marista São Luís e da Fuzzy Escola de Ciência e Tecnologia. O AB1, a versão robô da mascote Afubrinha, teve a demonstração realizada por filho de colaborador da Afubra.
O Verde é Vida, programa de educação da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), inicia mais uma atividade: a Robótica Verde é Vida Afubra. A rápida mudança nas tecnologias faz com que as escolas, cada vez mais, precisem reformular suas propostas pedagógicas de forma a abranger conteúdos relacionados à esta evolução. As tecnologias precisam ser, habilmente, usadas em favor da educação, pois, o sistema educacional é, junto com a família, responsável pela formação cidadã.
Professores e educadores têm um desafio, cada vez maior, para reter a atenção de crianças e adolescentes; precisam inovar e voltar a atenção a soluções didáticas dinâmicas. E é neste contexto que a robótica se apresenta com a capacidade de atrair multidões sem perder o caráter pedagógico e didático. Por unir trabalho em equipe, pesquisa, programação, mecânica e eletrônica, a robótica educacional vem ocupando seu espaço nas escolas, desde os anos iniciais até o ensino médio e além.
De forma experimental, durante a Expoagro Afubra 2024, a Afubra promoveu um campeonato de robótica com escolas convidadas. “A ideia deu tão certo, que evoluiu’ para mais uma atividade. Em dezembro iremos promover um Campeonato Municipal com escolas parceiras e convidadas, de Santa Cruz do Sul. As classificadas irão participar do campeonato regional que será disputado durante a Expoagro Afubra 2025, junto com algumas escolas parceiras da região, que serão convidadas” , explica o professor José Leon Macedo Fernandes, coordenador pedagógico do Verde é Vida. Neste primeiro momento, a Robótica Verde é Vida Afubra atuará em Santa Cruz do Sul. Porém, a intenção é envolver as escolas parcerias do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná
A proposta da Robótica Verde é Vida Afubra é mobilizar professores e alunos em torno do tema “Desenvolvimento Sustentável”. O tradicional tapete utilizado pela robótica educacional traz uma propriedade rural da agricultura familiar, sustentável. O objetivo é valorizar o meio rural e suas práticas diárias, além de dar visibilidade, ao público urbano, das tarefas que fazem parte do dia-a-dia de uma propriedade rural. De 2025 a 2028 as escolas participantes irão receber missões diferentes para cada ano. Essas missões serão distribuídas entre ações de rotina, de cuidados com o meio ambiente, de segurança e de sustentabilidade.
PARCERIA
O tapete educacional da Robótica Verde é Vida Afubra e a construção do AB1 foram realizados pela equipe de Marketing da Afubra com a colaboração da coordenação da Robótica do Colégio Marista São Luís e da Fuzzy Escola de Ciência e Tecnologia, ambas de Santa Cruz do Sul. Os dois centros de educação também auxiliaram na elaboração do Regulamento do campeonato.
A Robótica Verde é Vida Afubra conta com o patrocínio do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco).
Notícias relacionadas
Assinados contratos para projetos de macrodrenagem em bacias de Santa Cruz
Serão beneficiados os bairros Várzea, Centro e Santo Inácio
Grupo Arauto participa do Google News Summit Brasil
Encontro realizado em São Paulo integra profissionais do país com o time Google, que apresenta novidades para o ecossistema de notícias
IFSul Venâncio Aires realiza obra para melhorar a infraestrutura
Investimento é oriundo de recurso extraordinário do período de calamidade pública
Prefeitura de Santa Cruz propõe criação de Observatório Municipal das Pessoas com Deficiência
Objetivo é promover políticas públicas efetivas através de um mapeamento de dados consolidados dos cadastros existentes no município