Data é a segunda mais importante do segundo semestre do ano para o comércio da região
Na média geral, a maioria dos consumidores deverá investir até R$ 200,00, no presente do Dia das Crianças. A expectativa vem de uma pesquisa realizada pela Rede de Parceiras, validada com pesquisas realizadas em várias capitais brasileiras. A expectativa é que brinquedos, roupas, calçados e artigos de papelaria estejam entre os principais produtos procurados para presentear os baixinhos no próximo sábado. Ainda com relação ao estudo, a maioria dos adultos ouvidos garante que as compras serão definidas ainda nesta semana, às vésperas da comemoração.
Dos consumidores ouvidos para a pesquisa, 36,1% confirmaram que o investimento no presente do Dia das Crianças será de R$ 100 a R$ 200. Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), Mauro Spode, o grau de importância que se dá para esta data está justamente no valor que os consumidores afirmam querer investir. “O Dia das Crianças é um momento que não apenas pais presenteiam os filhos. Existem tios, madrinhas e padrinhos que têm por hábito presentear as crianças neste momento. Por conta disso, a data torna-se a segunda mais importante no segundo semestre, sendo que para alguns segmentos, como o de brinquedos, pode até mesmo superar as vendas do próprio Natal”, projeta.
O estudo compartilhado entre as entidades parceiras do Sindilojas-VRP mostra ainda que os avós – cerca de 20% dos consumidores ouvidos no levantamento – devem contribuir com o incremento nas vendas para o próximo sábado. Já no rol de produtos, além dos tradicionais brinquedos, roupas e calçados das coleções de primavera e verão, também figuram entre a preferência do consumidor, seguidos pelos artigos de papelaria. “Este é um dado muito importante. Nas lojas existe uma variedade muito grande de produtos que vão além das tarefas escolares comuns, e isso motiva o desejo das crianças e até mesmo dos adolescentes por estes artigos de papelaria”, pontua Spode.
Já com relação ao pagamento, a maioria dos consumidores revelou que pretende utilizar o cartão de crédito como forma de quitar suas compras de forma parcelada. Dinheiro, débito e PIX vêm na sequência como opções de pagamento. “A confiança do consumidor aliado ao índice de inadimplência que, historicamente aqui na região é menor, fazem com que estas modalidades de compra sejam as preferidas para movimentar o consumo nesta época, preparando para o Natal que se aproxima”, avalia o presidente do Sindilojas-VRP.
Notícias relacionadas
Consumidores do Vale do Rio Pardo podem colocar contas em dia com o Super Feirão Zero Dívida
Campanha acontece de 25 a 30 de novembro, em prol do combate à inadimplência no estado
Percentual de famílias endividadas apresenta quinta alta consecutiva
Apesar da alta no percentual de endividados, pesquisa mostra que indicadores de inadimplência recuaram na passagem do mês
Para 2025, Venâncio Aires terá mais de R$ 440 milhões de orçamento
Projeção orçamentária foi apresentada pela Secretaria da Fazenda
Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,62% para 4,64%
Projeção de expansão da economia está em 3,1% este ano