Geral

Dois dias para conseguir vagas

Publicado em: 08 de fevereiro de 2017 às 17:39 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 12:15
  • Por
    Lucas Miguel Batista
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Lucas Batista/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Junto à Câmara de Vereadores, mais de 130 pais inseriram o nome do filho na lista única

    Mais de 130 pais com o mesmo objetivo: buscar a vaga para o filho em uma das seis escolas municipais de educação infantil (EMEIs) de Vera Cruz. Para garantir o nome do pequeno no topo da lista e ter uma chance a mais de rapidamente conseguir uma vaga vale qualquer coisa. Foi o que fez a auxiliar de cozinha Delce Elenária da Silva, de 36 anos. Há quatro meses ela deu a luz ao pequeno Felipe Jaeger. Como a licença-maternidade, seguida das férias, acaba no fim do mês, a vera-cruzense precisa que o filho frequente uma escolinha. Caso contrário, conforme a mãe, precisará pagar alguém que cuide do garoto. 

    Para ser a primeira da lista, o enteado de Delce chegou na Câmara de Vereadores às 11 horas de segunda-feira – mais de 20 horas antes da abertura das inscrições. Com a nova sistemática adotada pela Secretaria de Educação, a família, que iria se revezar durante a tarde, noite e madrugada, não precisou ficar na fila. No fim da tarde de segunda foi entregue uma ficha numerada para que o atendimento fosse realizado na manhã de terça. “Havíamos combinado que meu enteado ficaria até as 16 horas, depois eu ficaria até as 18 horas, enquanto meu filho estaria sendo cuidado pela irmã. Já o meu marido ficaria durante a noite e madrugada, mas com a entrega das fichas não precisamos. Aprovamos muito a ideia”, conta.

    Como a família mora no bairro Esmeralda e o emprego da mãe é no Centro, a preferência da vaga é pela EMEI Pingo de Gente – a mais próxima da residência. Delce acredita, devido a ser a primeira da lista do berçário A, que irá ter a vaga na escolinha desejada. A mãe de Felipe comenta ainda que apoia que as crianças estejam em um círculo de socialização desde pequenos e que as creches proporcionam bem-estar às crianças.

    Além de Delce, outros tantos vera-cruzenses passaram pela Câmara de Vereadores, local das inscrições das EMEIs, para buscar uma vaga aos pequenos. A luta iniciou já no dia anterior, mas com um diferencial nesta edição: quem foi para enfrentar a fila recebeu uma senha numerada e pôde retornar só no dia seguinte para poder efetuar a inscrição.