Serão feitas discussões acerca dos quatro pilares do saneamento: abastecimento, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos
Dos dias 7 a 19 de outubro, serão realizadas a 31ª Semana Interamericana e a 24ª Semana Estadual da Água. Neste ano, com o tema “Água e Meio Ambiente: Qual o nosso Papel?”, serão feitas discussões acerca dos quatro pilares do saneamento, sendo eles o abastecimento público, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos, trazendo questionamentos em relação ao papel da sociedade nas questões que envolvem o meio ambiente e a água.
A Emater/RS-Ascar, uma das entidades apoiadoras da campanha, ao longo de toda a sua história, realiza um trabalho reconhecido pela sociedade denominado de “proteção de nascentes” também conhecido como “proteção de fontes”, que contribui para a necessidade de abastecimento de água para famílias que não têm um sistema público de abastecimento de água e que necessitam de alternativas. Outra ação é a proteção dos cursos d’água com matas ciliares, faixas de vegetação naturais ao redor das margens de rios e córregos que permitem a infiltração da água no solo, seguram as margens e evitam o assoreamento dos rios.
O extensionista da Emater/RS-Ascar, Gabriel Katz, explica o importante papel que a Instituição possui no desenvolvimento de atividades de proteção à água e na conservação dessas importantes feições geográficas nas microbacias hidrográficas. “É toda uma orientação, todo um aspecto legal que a Emater participou na construção com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) através do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), aprovando resoluções que conferem legalidade a essa ação. Inclusive as resoluções 314 de 2016, 361 de 2017 e 362 de 2018, citam a Emater como a entidade com a competência de orientar essas atividades no Rio Grande do Sul”.
Além disso, a Emater/RS recebeu a certificação de reconhecimento de tecnologia socioambiental, Proteção de Nascentes desenvolvida pela Emater/RS, pela fundação Banco do Brasil, em 12 de abril de 2024. Nessa 31ª Semana Interamericana e 24ª Semana Estadual da Água será realizada uma grande variedade de atividade técnicas e sociais, além de capacitações por diversas entidades comprometidas com as águas e meio ambiente.
Notícias relacionadas
Associação de Bandas de Santa Cruz elege diretoria
A presidência ficou com Marcel Knak, tendo como vice Vanderlei Stoelben
Amanda Kappel é eleita a nova presidente da Caciva
Gestão inicia em janeiro do próximo ano; posse da nova diretoria deve ocorrer ainda em dezembro
Torcida Organizada – Arauto News – 25/11/2024
16º jogo de invencibilidade do Inter no Brasileirão, momento do Grêmio para encarar o Cruzeiro e a reta final de 2024 Participantes: Nícolas da Silva, Luciano Almeida, Bianca Mallmann e Sandro Viana
Banco de Sangue de Venâncio Aires realiza ações em horário especial nesta semana
Objetivo é comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta segunda-feira