OUTUBRO ROSA

Projeto fotográfico da Aapecan eleva a autoestima de mulheres com câncer de mama

Publicado em: 04 de outubro de 2024 às 17:36 Atualizado em: 04 de outubro de 2024 às 17:55
  • Por
    Emily Lara
  • Colaboração
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Exposição Decididas inicia na próxima semana na Casa de Artes Regina Simonis

    Para marcar a luta contra o câncer de mama, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) de Santa Cruz do Sul irá realizar a exposição fotográfica Decididas. A abertura oficial ocorre na próxima quarta-feira (8), das 14h às 15h30min, na Casa de Artes Regina Simonis, no Centro da cidade, e segue até 19 de outubro.

    Segundo a organização, a proposta do projeto é levar a importância da prevenção da doença aos ambientes de acesso público, através de um ensaio fotográfico de mulheres com câncer de mama atendidas pela Aapecan.“Cada uma dessas mulheres decididas, que compõem essa exposição, decidiu viver após o diagnóstico do câncer de mama. Elas emprestaram seus rostos e contaram suas histórias para divulgar a prevenção do câncer de mama”.

    Com o envolvimento das usuárias atendidas pelas associação, a exposição leva para a comunidade informações sobre o diagnóstico, tratamento e cuidados. O objetivo é, por meio de imagens, proporcionar a disseminação de informações educativas e ações interativas.

    Sobre a Aapecan

    Inaugurada em 16 de outubro de 2006, a unidade nasceu para dar suporte a usuários de municípios das regiões do Vale do Rio Pardo, Centro-Serra, Carbonífera e a cidade de Cachoeira do Sul, que precisam deslocar até Santa Cruz para fazer tratamento.

    “Nosso trabalho não se restringe apenas ao fornecimento de materiais, que passa por avaliação da equipe do Serviço Social. Os usuários ainda encontram na entidade, que possui sede própria, outros atendimentos e atividades, como: grupo de apoio, atendimento psicológico e social, oficina de artesanato, reiki e culinária.”

    A Casa de Apoio, inaugurada em outubro de 2011, oferece hospedagem gratuita aos usuários cadastrados e acompanhante, de segunda a sexta-feira, e dispõe de dormitórios climatizados, higienização, sala de convivência com TV e quatro alimentações diárias. A capacidade é para 28 pessoas.