SANTA CRUZ

Crianças levam música, abraços e mensagens de carinho no Dia do Idoso

Publicado em: 01 de outubro de 2024 às 20:13
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • Foto: Clarissa Gomes
    compartilhe essa matéria

    Ação contemplou cerca de 70 vovôs e vovós residentes na Asan

    Dezenas de cartinhas com mensagens de carinho chegaram às mãos dos cerca de 70 vovôs e vovós residentes na Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan) de Santa Cruz do Sul, nesta terça-feira, 1º de outubro, Dia Nacional do Idoso. Nem mesmo a chuva que insistiu em cair durante todo o dia atrapalhou a iniciativa das crianças e adolescentes do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do bairro Bom Jesus, para celebrar a data. Uma turma compareceu na parte da manhã e a outra no turno da tarde.

    Foto: Clarissa Gomes

    E foi ao som da música Fico assim sem você, de Claudinho e Buchecha, ensaiada especialmente para a ocasião, que os sorrisos se abriram nos muitos rostinhos marcados pela ação do tempo. Após o término da apresentação, os alunos do projeto correram para abraçar os idosos, entregar balões, desenhos e cartinhas com mensagens positivas. Foi o caso de Davi Philipi Soares, 11 anos que mostrou saber bem a importância de valorizar os mais velhos. “Eles são importantes, se não fosse por eles, não teríamos nascido”, ensinou.

    Essa não foi a primeira vez que Davi foi ao asilo. Antes de perder o avô, que faleceu há cerca de três meses, ele ia ao local duas vezes por semana para visitá-lo. Agora, em razão da data especial, voltou para levar um pouco mais de alegria aos velhinhos, como ele mesmo contou. “A gente veio aqui pra deixar o dia deles mais feliz”.

    E deu certo. Dona Maria Ortenila, 73 anos, era só sorrisos com tanta gente em volta querendo abraçá-la. “É bonito! É bonito!”, exclamava ela, contente em meio a cantoria e aos muitos abraços apertados recebidos durante as homenagens. Mesmo tímida, a menina Antoniele Valentina, 8 anos, entregou a ela uma cartinha, um balão amarelo e um longo e demorado abraço.

    A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, fez questão de acompanhar a visita do projeto e lembrar o quanto a data é especial e não pode passar em branco. “Hoje a gente é criança e daqui a pouco já é idoso. A convivência entre gerações é muito importante para os dois lados, ninguém é isolado, temos que estar todos juntos”, observou.