O coronel Giovani Paim Moresco falou sobre os indicadores de mortes registrados no município
O aumento dos casos de homicídios registrados em Santa Cruz do Sul tem chamado à atenção da comunidade. Em agosto, num período de 10 dias, quatro pessoas foram assassinadas no município. O caso mais recente ocorreu no Centro da cidade, resultando na morte de Cristian Alan dos Santos Carvalho, de 17 anos, e Maria Cristina dos Santos, de 54 anos, mãe e filho, respectivamente.
O comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), coronel Giovani Paim Moresco, destaca que as desavenças estão entre os principais causadores de assassinatos no município. “Temos o registro de 14 homicídios consumados, com os mais variados motivos. Um que nos chama mais atenção é o motivo das desavenças, também conhecido como ‘rixa’, mas que envolve o mesmo contexto social. Ocorre de as pessoas não se aceitarem em determinado momento e culminarem, como foi, possivelmente, em casos recentes, com uso de disparos de arma de fogo, caracterizando assim, um homicídio”, explica.
Moresco ressalta que o cenário é preocupante. Segundo ele, apesar de o termo “homicídio” ser popularmente associado ao tráfico, este não é o maior causador no caso de Santa Cruz. “Aqui temos motivos passionais, desavenças e motivos desconhecidos. E, pela análise da Brigada Militar, para efeitos de prevenção, apenas quatro casos envolveram o tráfico”, revela.
Em relação ao aumento de homicídios na cidade, Moresco destaca o trabalho de segurança da Brigada Militar e faz uma reflexão sobre os motivos que estão levando às mortes. “O que está acontecendo com as pessoas para que sejam levadas a resolver suas desavenças tirando a vida de outra pessoa? Isso nos traz uma preocupação. Precisamos ter uma consciência estratégica do que estamos apostando no presente para podermos plantar um futuro melhor. E isso precisa ser realizado pela sociedade como um todo”, considera.
Notícias relacionadas

Foragido do sistema de monitoramento eletrônico é preso no bairro Santa Vitória
Ação ocorreu por volta das 14h no Bairro Santa Vitória

Brigada Militar de Rio Pardo prende homem com mandado de prisão em aberto
Ação aconteceu na Rua Augusto Alves, no bairro Jardim Boa Vista

Homem suspeito de cometer furtos em série em Venâncio Aires é preso pela Polícia Civil
Indivíduo já conta com oito indiciamentos por furto qualificado, conforme investigação policial

Homem é condenado por assassinato em frente a festa em Santa Cruz
Homicídio no Bairro Santa Vitória em 2021 teria sido vingança por caso anterior em que vítima foi investigada e terminou absolvida