Adolescentes entre 14 e 17 anos terão oportunidade de qualificação e renda. Inscrições vão até o dia 27 de outubro
O Instituto Crescer Legal abriu as inscrições para interessados em participar do curso de aprendizagem profissional em Gestão Rural e Empreendedorismo em 2025. Voltado a jovens do meio rural de regiões produtoras de tabaco, a iniciativa beneficiará São João do Triunfo, no sudeste paranaense, Canoinhas e Itaiópolis, em Santa Catarina, e cinco municípios gaúchos: Arroio do Padre, Arroio do Tigre, Gramado Xavier, Passa Sete e Vera Cruz.
Cada turma terá de 20 a 24 vagas e o curso será realizado de março a dezembro de 2025. As atividades serão no turno inverso ao da escola, de segunda a sexta-feira, durante 4 horas diárias, com uma carga total de 800 horas, sem recesso no inverno. Além da remuneração prevista pela Lei da Aprendizagem, proporcional às 20 horas semanais do curso, será oferecido uniforme e material didático, transporte escolar e alimentação conforme necessidade, bem como certificação ao final do curso.
Podem participar meninos e meninas, de 14 a 17 anos, que estejam cursando o ensino regular – a partir do 5º ano do Ensino Fundamental ou que já tenham concluído o Ensino Médio – e sejam oriundos de famílias de produtores e trabalhadores rurais, em especial produtores de tabaco, residentes nas localidades abrangidas. As inscrições vão até o dia 27 de outubro e podem ser feitas pelo link.
O curso tem em seu escopo a análise detalhada das propriedades rurais, o diagnóstico do município e da região com estudo dos arranjos produtivos locais, o mapeamento de parcerias locais e alianças estratégicas, o desenvolvimento de trabalhos em grupo envolvendo as famílias e a comunidade, bem como a criação e estudo de viabilidade de um produto de gestão e empreendedorismo.
Método inovador
Em parceria com os municípios por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural alia qualificação profissional e renda. Os participantes são contratados como jovens aprendizes pelas associadas do Instituto Crescer Legal, recebem salário proporcional a 20 horas semanais, mas ao invés de trabalharem nas empresas, participam do curso no contraturno escolar, com atividades teóricas e práticas concomitantes conduzidas pelos educadores do Instituto Crescer Legal em suas comunidades. Todas as atividades são realizadas no âmbito do curso, sem prática nas empresas contratantes dos aprendizes.
Em Vera Cruz, a turma vai abranger Linha Henrique D’Ávila, Linha 2 de Dezembro, Linha Fundinho, Linha Mato Alto, Mato Alto, Linha Tapera, Coxilha do Mandelli, Vila Triângulo, Travessa Becker, Linha Capão, Linha Alta, Rincão da Serra e pontos determinados (sob avaliação) na Linha Sítio e Vila Progresso.
Notícias relacionadas
Clínica de Odontologia da Unisc abre vaga para procedimentos de Harmonização Orofacial
Interessados devem entrar em contato nesta terça-feira
Defesa Civil Nacional aprova 309 unidades habitacionais em Venâncio Aires
Casas são do Programa Minha Casa, Minha Vida – Reconstrução, na modalidade Compra Assistida
Associação de Bandas de Santa Cruz elege diretoria
A presidência ficou com Marcel Knak, tendo como vice Vanderlei Stoelben
Amanda Kappel é eleita a nova presidente da Caciva
Gestão inicia em janeiro do próximo ano; posse da nova diretoria deve ocorrer ainda em dezembro