Santa Cruz do Sul

Evento Tá na Hora aborda a saúde mental nas empresas

Publicado em: 24 de setembro de 2024 às 15:15
  • Por
    Kássia Machado
  • Foto: Kássia Machado/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    O psicólogo Fernando Elias José apresentou reflexões sobre os impactos causados por doenças mentais no ambiente organizacional

    Na manhã desta terça-feira (24), ocorreu mais uma edição do evento empresarial Tá na Hora, no restaurante do Hotel Águas Claras. Promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) do município, o evento contou com a participação do psicólogo e consultor Fernando Elias José, mestre em Psicologia Clínica e especialista em Diagnóstico Psicológico e Terapia Cognitivo-Comportamental. O tema abordado foi “Mentes Saudáveis, Empresas Lucrativas”.

    De acordo com Fernando, o encontro teve como objetivo apresentar informações, juntamente com dados concretos, sobre o aumento de casos de ansiedade, depressão e Síndrome de Burnout, visando auxiliar as organizações a lidar com essas questões. “Apresentei tudo o que pode causar situações mais graves, levando colaboradores a um desempenho insatisfatório no trabalho. A ideia foi sensibilizar os presentes para que possamos, a partir disso, criar treinamentos e estar mais atentos aos colaboradores que, de alguma forma, apresentem algum tipo de patologia”, explicou o especialista.

    Segundo Fernando, a saúde mental está entre as três principais doenças no país, ficando atrás apenas de questões relacionadas ao uso de produtos químicos e a problemas físicos no ambiente de trabalho. “Temos observado um aumento considerável nos casos de ansiedade. Já existem dados que demonstram que a saúde mental é uma situação alarmante, especialmente diante de tudo o que estamos vivenciando nos dias atuais”, enfatizou.

    Fernando Elias José é escritor, palestrante e professor de pós-graduação na área de Psicologia, com foco na Teoria Cognitivo-Comportamental (TCC). Com 30 anos de experiência na área clínica, é terapeuta certificado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), membro do Conselho Consultivo da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS) e da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP). Foi também presidente da ATC-RS no período de 2019 a 2022.

    Leia também