Iniciativa se soma a outras ações que já vêm sendo realizadas para incentivar o setor
Nessa quarta-feira (18), o governo do Estado lançou a Campanha Nacional de Turismo, considerada como a maior campanha mercadológica da história do Rio Grande do Sul e que tem como objetivo posicionar o Estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil, especialmente após as enchentes que impactaram fortemente o fluxo de visitantes. O evento de lançamento foi realizado no Palácio Piratini, com a presença do governador Eduardo Leite e dos titulares das secretarias de Turismo (Setur), Ronaldo Santini, e de Comunicação (Secom), Caio Tomazeli.
A campanha inclui uma série de ações que abrangem desde anúncios em aeroportos brasileiros a inserções de áudio e vídeo em mídias especializadas e em veículos de cobertura nacional. Na cerimônia de lançamento, também foi apresentado o vídeo da campanha, cujo tema é O Brasil Abraçou o Rio Grande do Sul e Agora Queremos Abraçar o Brasil, slogan inspirado em falas do governador após as enchentes.
Leite destacou a capacidade da população gaúcha de superar e reagir aos desafios enfrentados pelo Estado. “Passamos por muitos desafios e demonstramos a capacidade de reação do povo gaúcho e a nossa capacidade de superação, que também estamos observando agora. Essa campanha do turismo se soma a tantas outras ações que estamos empreendendo ao longo dos últimos anos, como a recuperação da capacidade de investimento do Estado e as iniciativas para impulsionar o turismo do Rio Grande do Sul”, afirmou.
O aporte do governo na iniciativa é de R$ 30 milhões, tendo como foco promover a resiliência, a segurança e a atratividade do Estado, destacando as belezas naturais, a cultura e a gastronomia gaúchas em diversas regiões do Brasil e fomentando o setor turístico, um dos importantes pilares da economia.
“Este momento que vivemos hoje é muito importante, pois agora temos a oportunidade de demonstrar a todos aqueles que dedicaram um tempo significativo para nos ajudar a nos reerguermos que estamos prontos. Queremos convidar o Brasil e o mundo para nos visitarem, passearem pelas nossas paisagens, vivenciarem a nossa cultura na sua diversidade e conhecerem os sabores da nossa culinária”, afirmou Santini. “Com o retorno em outubro da nossa principal porta de entrada para turistas, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, precisamos mostrar para o Brasil que estamos prontos”, complementou.
Durante a apresentação, Tomazeli, ressaltou que a campanha lançada é mais do que uma ação promocional. “Não se trata apenas de uma campanha promocional e turística, é também uma campanha de empatia, de reconhecimento, de relacionamento com toda a grande família de brasileiros que apoiaram o Estado no momento de dificuldade. Em troca de tudo o que recebemos, queremos retribuir com a nossa hospitalidade, abrindo as portas do Rio Grande do Sul. O trade turístico está preparado para receber as pessoas”, enfatizou.
A Campanha Nacional de Turismo é uma das ações do Plano Rio Grande, que atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro. A população também está envolvida, já que o Conselho do Plano Rio Grande é formado por representantes do Poder Público e da sociedade civil, incluindo pessoas atingidas pelas enchentes. Além disso, um Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, formado por pesquisadores, dá suporte ao desenvolvimento das ações.
Importância econômica
Um dos pilares da economia do Rio Grande do Sul, o setor de turismo é responsável por uma parcela significativa do Produto Interno Bruto (PIB) estadual. Somente em 2022, o setor representou cerca de 4% do PIB gaúcho, com impacto em setores como hotelaria, gastronomia e comércio. O potencial turístico do Estado é demonstrado pelo crescimento do setor, um forte impulsionador do desenvolvimento econômico e social das regiões com ele envolvidas.
Outro ponto de destaque é a geração de empregos diretos e indiretos em diversas áreas, como transporte, hospedagem e produção de artesanato e itens da cultura local. Em 2023, o Estado contabilizou 17,3 mil empresas registradas que têm ligação com a atividade turística, colocando em evidência a importância do setor.
Além disso, o turismo também é importante para a valorização cultural e a preservação do ambiente. Com a promoção do Rio Grande do Sul como destino, o desenvolvimento sustentável é fomentado, na medida em que são incentivadas práticas que preservam as paisagens naturais e o patrimônio cultural, ao mesmo tempo que promovem o crescimento econômico das comunidades locais.
Notícias relacionadas
Governador assinará ordem de início da duplicação da RSC-287 em Santa Cruz
O ato será realizado no trevo do Fritz e Frida nesta quarta-feira
Meetup em preparação ao South Summit Brazil discute as estratégias para o evento em 2025
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira
FOTOS: desfile temático marca o Dia de Todos os Santos em Santa Cruz
Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, o objetivo do Holywins é aproximar crianças dos santos
Vale do Sol promove Fórum Regional de Saúde Mental
Rodas de conversa e oficinas abordarão temas como a saúde mental do idoso, saúde do trabalhador, e a relação de gênero e sexualidade