SETEMBRO AMARELO

Caminhada pela vida alerta que saúde mental precisa de cuidados

Publicado em: 18 de setembro de 2024 às 07:24
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • Foto: Luís Augusto Koppe Filho
    compartilhe essa matéria

    Profissionais da saúde, usuários e familiares dos Caps percorreram o Centro de Santa Cruz na tarde desta terça

    Trajando camisetas amarelas, portando balões e cantando músicas com mensagens de positividade, um grupo de cerca de 40 pessoas, entre profissionais da saúde de Santa Cruz do Sul, usuários dos Caps e familiares, percorreram na tarde dessa terça-feira (17), a Rua Marechal Floriano para lembrar que saúde mental precisa de cuidados. A Caminhada pela Vida é uma das atividades que integra a programação do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

    A concentração aconteceu pouco antes das 15 horas na Praça Getúlio Vargas, de onde os participantes saíram animados em direção à Praça da Bandeira. Durante o percurso eles distribuíram marcadores de página para informar a população sobre a campanha e chamar a atenção para a importância de se estar atento aos menores sinais de sofrimento psíquico. Na chegada à Praça da Bandeira tiraram fotos na escadaria e se divertiram com muita música e recreação.

    Conforme o psicólogo do Caps II, Cleverson Roberto Ferreira, a caminhada teve como foco conscientizar as pessoas para a necessidade de atenção à saúde mental. Ele ressaltou que o sofrimento psíquico impacta negativamente na qualidade de vida e afirmou que nesses casos é preciso buscar ajuda para que a situação não se agrave. “Assim como estamos atentos a nossa saúde física e vamos a um posto de saúde quando sentimos dor, com a saúde mental não é diferente. Podemos buscar apoio fazendo uma consulta no posto de saúde, as equipes têm condição de ajudar e, quando necessário, encaminhar para um serviço especializado. Cuidar do corpo, das emoções e da mente é promover a própria vida”, disse.

    Foto: Luís Augusto Koppe Filho