Política

“A política não é um circo”, reflete Juiz Eleitoral após cadeirada em debate paulista

Publicado em: 17 de setembro de 2024 às 17:49
  • Por
    Portal Arauto
  • CADEIRADA REPERCUTIU EM TODO PAÍS E MOTIVA REFLEXÃO | REPRODUÇÃO DEBATE
    compartilhe essa matéria

    André Pinto lamentou episódio envolvendo candidatos Datena e Marçal e refletiu sobre a sociedade do espetáculo

    Teve repercussão nacional a cadeirada protagonizada por José Luiz Datena em Pablo Marçal (PRTB) durante o debate com os candidatos à Prefeitura de São Paulo, neste domingo (15). Em entrevista nesta terça-feira (17) à Arauto News, o juiz eleitoral André Pinto, que responde pela 162ª Zona Eleitoral, lamentou episódio de São Paulo, mas disse que ele não é restrito ao Brasil, existem situações equivalentes em outros palcos. “É preocupante, desafiador, não apenas lamentável. A política deve ser exercida com muita seriedade, são espaços de enorme relevância e responsabilidade. A política não é um circo, um picadeiro. Ela tem a função de transformar realidades”, resumiu.

    Esse fato ocorrido num debate eleitoral em São Paulo, aponta o Juiz, “é mais um desdobramento da nossa sociedade do espetáculo, do imediatismo, o que vale é a monetização, o corte para engajamento, o que envolve a lacração”. Para André Pinto, é preciso que as pessoas exerçam a política com seriedade, como espaço de construção. Pois episódios como esse contribuem para a degradação da política, atesta. “Esse fato especificamente vai ter contornos no direito penal, com danos, lesão corporal, mas não no espectro eleitoral. O julgamento eleitoral vai ser dar no dia 6 de outubro”, salienta.

    Ainda, para a sociedade que tem visto isso como espetáculo, o Juiz Eleitoral chama a atenção. “Para o entretenimento temos diversas opções e espaços, mas quando estamos tratando da política, tratamos de algo absolutamente sério, exige um patamar mínimo de decência e responsabilidade. O que as pessoas têm que ter claro é que não é uma cadeira, uma agressão, uma ofensa que vai transformar a vida delas. Têm que saber o que aqueles candidatos que se apresentam para ocupar postos para o poder Executivo e Legislativo podem contribuir para melhorar a realidade de cada um”, arremata.

    A Cobertura das Eleições 2024 do Grupo Arauto tem o patrocínio de Tatiane Fortuna Bruxel, reumatologista e médica da dor, Lucas Bruxel, cardiologista, Viva Assessoria de Condomínios, Cedil Diagnóstico por Imagem, New Cars, Cuppini Autopeças e Serviços, Cosner Soluções em Infraestrutura de TI, Agro Fumigações, Sayonara Tur, Funerária Caminho da Paz e Lisaruth Open Mall.

    Leia também