SANTA CRUZ

CastraPet abre cadastramento para cirurgias gratuitas

Publicado em: 16 de setembro de 2024 às 18:44
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • FOTO: CLARISSA GOMES
    compartilhe essa matéria

    Serviços são para cães e gatos que estejam sob tutela de pessoas de baixa renda ou que tenham sido adotados junto a ONGs

    A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) de Santa Cruz do Sul informa que está aberto o cadastramento para cirurgias de castração gratuitas de cães e gatos que estejam sob tutela de pessoas de baixa renda e também para aqueles que tenham sido adotados junto a ONGs e protetores independentes. Serão cerca de 75 procedimentos a serem realizados no final deste mês. A medida visa o controle populacional de cães e gatos e a prevenção de zoonoses.

    Para efetuar o cadastro basta comparecer, de segunda a sexta-feira, na própria secretaria, situada na Rua Coronel Oscar Jost, nº 1432, das 8 horas às 16 horas, no Centro de Bem-Estar Animal (CBEA), localizado na Granja Municipal, em Linha Santa Cruz, das 8h30 às 14h30, ou ainda no Cras Beatriz Frantz Jungblut, das 8 horas ao meio-dia e das 13 horas às 17 horas. Também é possível solicitar o cadastramento acessando as redes sociais das ONGs cadastradas no município: Unialma e Protetores de Santa Cruz.

    No ato de inscrição, o tutor precisa apresentar documento de identificação com foto (RG, CPF ou CNH), comprovante de residência em seu nome e um dos seguintes documentos: comprovante de renda de até um salário mínimo nacional, cópia da folha resumo do CadÚnico, cartão Bolsa Família válido ou comprovante de adoção de cão ou gato de ONG ou CBEA. No caso de animais adotados diretamente em ONGs ou de protetores independentes, é necessário apresentar documento combrobatório de adoção.

    De acordo com o médico veterinário da prefeitura Tiago Marques, é muito importante que as pessoas procurem os serviços e cadastrem quantos animais desejarem, desde que enquadrados nos quesitos acima. “Lembramos que os animais precisam estar em boas condições de saúde, não podem estar enfermos ou ter doenças pré-existentes e devem ter idade acima de 6 meses e inferior a 8 anos”, disse.