O prazo se estende até o dia 13 de setembro, ao meio-dia
A Prefeitura de Venâncio Aires abre novamente o recadastramento no Auxílio Reconstrução para as famílias que tiveram suas casas atingidas pela enchente de maio atualizarem os dados após nova análise do Governo Federal. O prazo se estende até o dia 13 de setembro, ao meio-dia, para oferecer uma nova oportunidade para as famílias se cadastrarem no programa que garante o recurso de R$ 5,1 mil.
O governo federal analisou os 1.449 cadastros de Venâncio Aires que estavam aguardando análise. Destes, 71 foram aprovados; 245 estão na mancha de inundação da Defesa Civil do município, mas não estão no mapa de inundação do governo federal; e 1.133 estão com pendências. Já nestes cadastros, as pendências são de 166 que precisam revisar a composição familiar; 489 precisam incluir comprovante de endereço vinculado ao CPF de algum dos membros da família cadastrada; e 478 apresentam ambas as situações de cada pendência apontada.
Os venâncio-airenses atingidos podem encaminhar a solicitação por meio do banner do programa municipal “Ajuda Venâncio – Gestão de Programas de Apoio às Vítimas da Calamidade” disponível no site da Prefeitura de Venâncio Aires ou clicando aqui. Preencher com e-mail e senha cadastradas e verificar a situação de pendência do cadastro.
“Estamos atualizando no sistema municipal, quais são esses registros e quais as pendências que constam no federal, para que seja possível tratar as informações adequadamente. No sistema municipal serão reabertos os cadastros para atualização da composição familiar, continuará o campo para inclusão do número da unidade de consumo da conta de energia elétrica; será aberto campo para inclusão das imagens e dos documentos que comprovam o endereço, podem ser inseridas contas de energia elétrica, como já é inserida, água da empresa Corsan, e telefone, como das operadoras Claro, Tim e Vivo, em nome de qualquer dos membros da família cadastrada”, explica a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza.
Após as correções por parte da família atingida no sistema municipal, a Prefeitura enviará individualmente cada cadastro para o sistema federal. Ainda conforme Deizimara “o papel do município é transmitir os dados dos componentes das famílias e o endereço. Depois de transmitidos, o governo federal que analisa e aprova ou reprova o cadastro. A ideia de incluir todos os membros da família no cadastro mandado para o Governo Federal é conseguir atrelar o CPF de alguém da família ao endereço informado. Com vários CPFs na família, será mais fácil encontrar um que coincida com os bancos de dados. O que mais vai ser necessário é atualizar a composição familiar, todas as pessoas que moravam na mesma casa nos dias de enchente devem estar declarados em um único cadastro”, relata a secretária.
Para famílias que precisam de orientações ou de auxílio para a encaminhar o pedido, podem se dirigir até a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, ou até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro, ou CRAS bairro Battisti.
Para famílias unipessoais (casos em que somente uma pessoa residia no imóvel), casos em que o governo federal considerar fora da mancha de inundação e casos em que a família preencher todos os requisitos, mas for difícil a comprovação, será aberto o Módulo de Recurso a partir do dia 15 de setembro, com novas orientações do Governo Federal.
Até o momento, o sistema municipal conta com 6.951 cadastros. Destes, 2.994 foram transmitidos; 865 foram retransmitidos; 321 estão em digitação; 61 em análise; 267 estão concluídos; 123 inconsistentes; 98 rejeitados; 738 em revisão; 251 revisados (em análise); 15 revisados (cancelados); quatro revisados; 1.214 cadastros cancelados; e 80 famílias devem acessar a conta no Gov.br para confirmar os dados.
Notícias relacionadas

Secretário pede atenção à sinalização e velocidade no Viaduto do Arroio Grande
Trânsito foi liberado para testes nesta terça; imperícia dos motoristas chamou atenção nas primeiras horas

Um ano após enchente, Estado investe mais de R$ 2,8 bilhões na recuperação de estradas, pontes e hidrovias
Obras de reconstrução representam esperança para milhões de gaúchos, conectando novamente comunidades atingidas pela catástrofe

Quando tudo começou
Cada gargalhada, cada castigo, cada bilhete passado por baixo da mesa… foram pequenas pedras que calçaram a estrada da tua vida.

Aberratio Ictus
É a expressão jurídica em latim que indica situações em que o autor erra o alvo, atingindo pessoa diversa, ou ambas
