O médico Robson Gonçalves foi o entrevistado do sábado (24)
No sábado (24), o programa Arauto Saúde, na 89,9 FM da Arauto News, trouxe como entrevistado o médico Robson Gonçalves. Em conversa com o jornalista Pedro Thessing, o reumatologista falou sobre a idade e os gêneros mais acometidos pelas doenças reumáticas, além dos diagnósticos mais comuns.
Robson destacou que as doenças reumatológicas abrangem diferentes públicos, independentemente de idade e gênero. “O reumatismo é um termo genérico que abrange mais de 100 doenças, cada uma com suas especificidades. A prevalência maior é em pessoas de meia-idade, embora os idosos apresentem uma maior quantidade de doenças. No entanto, as doenças reumáticas podem acometer desde crianças até idosos”, explicou.
Em relação às imunopatias reumatológicas, as mulheres têm uma prevalência maior. “Nos casos de osteoartrite degenerativa, homens e mulheres são afetados de forma semelhante. Já a osteoporose afeta especialmente o gênero feminino”, relatou Robson.
Leia também
O médico também comentou sobre os diagnósticos mais comuns dessas doenças. Segundo ele, alguns sintomas se manifestam após a prática de atividades físicas. “A osteoartrite é a condição mais comum em consultório. Trata-se de um processo degenerativo articular. Por exemplo, um profissional entre 40 e 50 anos que joga futebol de forma semiprofissional pode começar a sentir dores nas articulações, o que está relacionado ao reumatismo articular”, destacou.
O médico reumatologista reforçou ainda a importância de obter um diagnóstico correto para que o tratamento adequado possa ser iniciado.
O programa Arauto Saúde vai ao ar todos os sábados, das 8h às 8h30min, oferecendo um espaço dedicado à conscientização sobre a importância da qualidade de vida e bem-estar. Não deixe de sintonizar a Arauto News 89,9 FM para estar informado e cuidar da sua saúde.
Notícias relacionadas
Brasil atinge marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis
Dado consta do anuário produzido pela Kaya Mind divulgado nessa terça
A Importância da prática de esportes
Mover o corpo é alimentar a alma. Cada passo dado, cada respiração mais acelerada e cada gota de suor refletem o poder de superar limites. A prática de esportes ensina sobre disciplina, resiliência e, acima de tudo, autoconhecimento. O corpo,…
Comunidade pode adotar bolinhas do Natal das Marias
São 62 crianças dos bairros São Francisco, Boa Vista, Rincão da Serra, Cipriano de Oliveira, Arco-Íris, Bom Jesus e Leopoldina
Violência aumenta risco de internação psiquiátrica entre jovens
Estudo foi feito pela Fiocruz Bahia e Universidade de Harvard