Assunto foi abordado na roda de conversa na manhã deste sábado, ponto alto da programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência
Iniciada nesta quarta-feira (21), em Vera Cruz, a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência teve como destaque da programação a roda de conversa realizada na manhã deste sábado (24), na Câmara de Vereadores. O tema “Inclusão e protagonismo das pessoas com deficiência” foi conduzido por Vicente Fiorentini, presidente da AFAD, de Porto Alegre, e Gabriel Deliberali Lazzari, bacharel em Educação Física e autodefensor da região sul da Federação Brasileira de Síndrome de Down. Relatos de vera-cruzenses com algum tipo de deficiência enriqueceram a manhã.
Gabriel, que tem Síndrome de Down, contou um pouco da própria trajetória. Aos 27 anos e bacharel em Educação Física, disse que “minha família sempre defendeu que o melhor lugar para a aprendizagem é a escola”. Ele frequentou escolas comuns, superou muitas dificuldades para ir subindo de degrau.
Para ele, ter convivido em escolas regulares foi enriquecedor. A criança que cresce com olhar aberto às diferenças, disse, aprende a não discriminar. Atualmente, Gabriel faz curso de Cinema e Televisão, e estuda italiano. “Nunca é difícil chegar onde quer chegar”, declarou.
Vicente Fiorentini, presidente da Associação dos Familiares e Amigos do Down, a Afad, destacou à plateia a importância de não misturar saúde com deficiência. “Deficiência é uma condição e não uma doença”, frisou. Da mesma forma, salientou da importância da inclusão escolar, da acessibilidade e dos direitos humanos.
Elisa Cerentini, coordenadora da Educação Especial do município e presidente interina do Compede, falou que dar visibilidade às pessoas com deficiência e abrir o olhar da sociedade para esse tema tão importante e que merece cada vez mais espaço.
Notícias relacionadas
Pavimentação de cinco ruas avança em Santa Clara do Sul
Obras de infraestrutura urbana estão sendo realizadas no Centro da cidade
Unisc divulga listão dos aprovados em Medicina no Vestibular de Verão 2025
São convocados os primeiros 200 candidatos classificados para comparecerem, na próxima segunda-feira, no anfiteatro do bloco 18
“É muito mais fácil ignorar a deficiência do que tentar compreender”, aponta pesquisadora em inclusão
Lisandra Metz falou sobre a criação do Observatório Municipal das Pessoas com Deficiência em Santa Cruz
Começa o atendimento em dermatologia no Hospital Monte Alverne
A cada mês são disponibilizados 240 atendimentos, destinados a crianças e adultos